O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, entrega nesta terça-feira (30/8), em São Paulo, a pauta de reivindicações específicas dos funcionários ao Santander. A entrega ocorrerá no intervalo da primeira rodada de negociação entre o Comando e a Fenaban, pela Campanha Nacional dos Bancários 2011.
Elaborada com base na consulta aos bancários do Santander, realizada pelos sindicatos, a minuta de reivindicações foi aprovada nesta semana em assembleias em todo o País. As negociações visam a renovação do acordo aditivo dos funcionários do Santander à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários. O instrumento vigente termina no próximo dia 31 de agosto. O aditivo é uma importante conquista dos funcionários do Santander, que até agora são os únicos entre os bancos privados a usufruir de um acordo complementar à convenção coletiva.
Uma série de direitos foram conquistados com muita luta e negociação, como auxílio-educação, intervalo de 15 minutos dentro da jornada de seis horas, ampliação da licença-amamentação, e licença não remunerada de 30 dias para acompanhamento de familiares com problemas de saúde, entre outros.
Reunião da COE do Santander – No mesmo dia, às 10h, haverá reunião da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander – órgão da Contraf-CUT que assessora as negociações específicas com o banco – para organizar a entrega da pauta específica. O encontro ocorrerá no Sindicato dos Bancários de São Paulo. |