O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, se reúne nesta terça-feira (30/8), às 10h, em São Paulo, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para dar início às negociações da Campanha Nacional 2011. A rodada se estende até quarta-feira (31/8) e irá discutir emprego e reivindicações sociais.
“As questões relativas ao emprego estão no centro da campanha deste ano e por isso abrem o processo negocial junto com as reivindicações sociais”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
Veja as reivindicações em negociação nesta terça e quarta, dispostas entre os artigos 35 e 63 da minuta entregue à Fenaban: Artigo 35 - Garantia de emprego; Artigo 36 - Garantias contra a dispensa imotivada; Artigo 37 – Terceirização; Artigo 38 - Estabilidades provisórias de emprego; Artigo 39 - Estágio profissional; Artigo 40 - Programa de aprendizagem; Artigo 41 - Comissão sobre mudanças tecnológicas; Artigo 42 - Comitê de relações trabalhistas; Artigo 43 - Correspondente bancário; Artigo 44 - Opção pelo FGTS, com efeito retroativo; Artigo 45 - Abono assiduidade; Artigo 46 - Isenção de tarifas e cobranças de juros menores; Artigo 47 - Jornada de trabalho; Artigo 48 - Redução de jornada para acompanhamento médio/educacional; Artigo 49 - Qualidade e requalificação profissional; Artigo 50 - Horário de atendimento dos bancos; Artigo 51 - Controle das filas das agências; Artigo 52- Funcionamento das agências; Artigo 53 - Carta de dispensa; Artigo 54 - Férias proporcionais; Artigo 55 - Indenização adicional; Artigo 56 - Prazo para homologação de rescisão contratual; Artigo 57 - Mesa temática sobre igualdade de oportunidades; Artigo 58 - Promoção da igualdade de oportunidade para todos e todas; Artigo 59 - Isonomia de tratamento para homoafetivos; Artigo 60 - Contratação de trabalhadores com deficiência; Artigo 61 - Inclusão e capacitação de pessoas com deficiência; Artigo 62 - Financiamento de veículos para empregado com deficiência; Artigo 63 - Estacionamento exclusivo para empregados com deficiência.
A 2ª rodada acontece nos dias 5 e 6 de setembro e vai abordar as cláusulas relativas à saúde e condições de trabalho e a 3ª rodada ocorre dia 13 de setembro e vai tratar sobre remuneração.
Calendário específico – 2 de setembro: Caixa e Banco do Nordeste; 8 de setembro: Banco do Brasil e Caixa; 9 de setembro: Banco do Brasil e Banco da Amazônia e 14 de setembro: Caixa.
Mobilização – O Comando Nacional, reunido nesta segunda-feira (29/8), em São Paulo, decidiu orientar os sindicatos a realizarem semanas nacionais de luta, focando o tema que estará em negociação na mesa da Fenaban. O objetivo é mobilizar a categoria e dialogar com os clientes e a sociedade, mostrando a importância do atendimento das reivindicações dos bancários. Confira abaixo:
- 29 de agosto a 2 de setembro: emprego;
- 5 a 9 de setembro: saúde e condições de trabalho;
- 12 a 16 de setembro: remuneração. |