O Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), se reuniu com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) na última sexta-feira, dia 2/9, na primeira negociação da mesa específica da Campanha Nacional 2011. Na pauta, as cláusulas sociais com ênfase para a que trata de concurso público e terceirização. Até o fechamento desta edição, a reunião não havia terminado, mas a representação dos trabalhadores já tinha posição fechada com relação ao fim das terceirizações fraudulentas e exigiu do Banco a convocação dos concursados de 2010.
“O que será fundamental nesta campanha será a mobilização do funcionalismo. Precisamos estar juntos, mais do que nunca, para avançarmos nas conquistas. A enrolação dos banqueiros e governo na mesa da Fenaban já mostra que só com muita mobilização alcançaremos êxito na nossa luta”, conclama o coordenador da CNFBNB/Contraf-CUT, Tomaz de Aquino.
A reunião foi coordenada, no âmbito dos trabalhadores, pelo secretário de Organização da Contraf-CUT, Miguel Pereira. Participaram também representantes dos Sindicatos de Alagoas (Alexandre Timóteo); Ceará (Carmen Araújo); Pernambuco (Alan Patrício); Piauí (Lusemir Carvalho); São Paulo (Jair Alves dos Santos); Bahia (Antonio Galindo, também representando a FEEB BA/SE); além do coordenador da CNFBNB/Contraf-CUT, Tomaz de Aquino, também representando a Fetrafi/NE.
Nos próximos dias 13 e 14/9, o Comando Nacional e a CNFBNB/Contraf-CUT se reunirão novamente com o Banco para tratar das demais cláusulas da minuta: dia 13/9 serão discutidos os temas relativos à previdência e saúde e no dia 14/9, as cláusulas sobre benefícios, funcionais e sindicais. |