Seguro-desemprego maior
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) decidiu reajustar, a partir de 1º/1, o valor do benefício do seguro-desemprego, que terá como base de cálculo a aplicação do percentual de 9,6774%. Para cálculo do valor do benefício, serão aplicados três critérios. Quando a média dos três últimos salários anteriores à dispensa for até R$ 841,88, o valor da parcela será o resultado da multiplicação pelo fator 0,8 (oito décimos).
Abaixo-assinado na Caixa
A Contraf-CUT lançou abaixo-assinado para a diretoria da Caixa Econômica Federal, como parte das estratégias propostas no calendário de luta dos empregados. Os formulários podem ser obtidos no site www.contrafcut.org.br. Após preenchidos, os abaixo-assinados deverão ser remetidos para Contraf/CUT (EQS 314/315 – Bloco A – Asa Sul – Brasília/DF – CEP 70.38-400) a/c de Eliane. Não há data limite para a coleta de assinaturas, porém é importante que haja agilidade no trabalho.
Licença-maternidade
Todas as bancárias gestantes têm direito à licença-maternidade ampliada de seis meses. O fato foi consumado graças à luta da categoria, que foi às ruas na Campanha Nacional 2009 para garantir o benefício e depois da publicação do Decreto nº 7.052, que regulamentou a Lei nº 11.770, que cria o Programa Empresa Cidadã. As bancárias que já enviaram carta ao RH da instituição financeira em que trabalham devem cobrar do departamento a ampliação do período em que ficarão com seus filhos. Esse requerimento tem de ser feito em até 30 dias após o parto.
Hormônio da fome
Uma pesquisa do Centro Médico da Universidade do Texas sugere que a grelina, o chamado hormônio da fome, também pode agir no cérebro de algumas pessoas fazendo com que o prazer de comer continue, mesmo que o estômago esteja cheio. Pesquisadores já haviam associado o aumento dos níveis de grelina à intensificação do sentimento de prazer, em níveis similares aos sentidos por dependentes de cocaína e álcool. A equipe especula que a grelina também pode intensificar determinados aspectos da sensação recompensadora da alimentação.
"O Brasil não pode se acovardar e querer esconder a verdade. Anistia não é amnésia. É preciso conhecer a história para corrigir erros e ressaltar acertos. O povo que não conhece seu passado, a sua história, certamente pode voltar a viver tempos tenebrosos e de triste memória como tempos idos e não muito distantes"
declarou Cesar Britto, presidente nacional da OAB, sobre a criação da Comissão da Verdade |