O Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), de plantão em Fortaleza desde a tarde de ontem, 19/10, analisou a proposta formalizada pelo BNB de promoção especial apenas para os quatro primeiros níveis do PCR e deliberou por unanimidade pela sua rejeição, por considerá-la insuficiente, além de dividir os trabalhadores do Banco.
O Comando Nacional/CNFBNB também posicionou-se veementemente contra a forma desrespeitosa da Direção do BNB em relação às entidades que negociam pelos trabalhadores, quando divulgou a proposta para todo o funcionalismo, antes mesmo de apresentá-la formalmente ao Comando Nacional/CNFBNB. Mas o tiro saiu pela culatra e a proposta indignou ainda mais o funcionalismo, fazendo a greve se fortalecer ainda mais.
Diante da avaliação feita pelos Sindicatos e entidades integrantes do Comando Nacional/CNFBNB, a orientação é a seguinte:
- Continuidade da greve, fortalecendo as comissões de convencimento em cada unidade do Banco;
- Realização de assembleias apenas quando houver proposta nova e que mereça a apreciação/deliberação da base.
Protesto no Passaré – Logo mais, às 13h, na Praça Jáder Colares, na sede administrativa do Passaré, o Sindicato dos Bancários do Ceará realiza uma grande manifestação para avaliar e tirar encaminhamentos da greve que completa 24 dias nesta quinta-feira. Na ocasião serão distribuídos ovos de codorna para protestar contra a moleza da direção do BNB em conseguir dos órgãos superiores uma proposta digna para o funcionalismo do Banco. |