Hackers brasileiros do grupo Anonymous divulgaram na segunda-feira (30/1) o início de uma ação para tirar do ar sites de instituições bancárias públicas e privadas no Brasil.
Segundo o grupo, a ação batizada de #OpWeeksPayment é um protesto contra a corrupção e será feita ao longo da semana com o intuito de deixar a cada dia um serviço de internet banking fora do ar por pelo menos 12 horas.
Ainda de acordo com o Anonymous, esta semana foi escolhida para as ações, pois concentra dias em que a maioria das empresas fazem o pagamento de salários a seus funcionários e, portanto, quando os sites de internet banking têm maiores demandas de acesso.
O primeiro alvo foi o site do banco Itaú, que ficou indisponível entre as 10h05 e as 10h11 (horário de Brasília). Entre as 10h11 e as 10h20, o site passou a funcionar, mas com lentidão.
A assessoria de imprensa do Itaú confirmou por meio de nota que houve indisponibilidade do site do banco por alguns momentos, mas não informou os motivos do problema. O grupo de hackers ainda comemorou a instabilidade do site do banco em seu perfil no Twitter.
Bradesco – Na terça-feira, 31/1, foi a vez do site do Bradesco sair do ar. Por volta das 11 horas (horário de Brasília), o site continuava indisponível. O grupo assumiu a autoria do ataque através do Twitter, afirmando que o “alvo foi atingido. O bradesco.com.br está à deriva”.
Além dos primeiros ataques realizados nesta segunda-feira contra o Itaú, o grupo informou que dois bancos públicos e dois privados estão na mira dos hackers para novos ataques. |