
Câncer
Pesquisa realizada do pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) revelou que mulheres pobres e com baixa escolaridade encontram barreiras detectar câncer de mama e de útero. A pesquisa mostra que mulheres que frequentaram a escola por mais de 11 anos o percentual das que fizeram mamografia é de 60,9%, entre as que registram até um ano de escolaridade o índice cai para 47,5%. Por faixa de renda, das que recebem mais de cinco salários, 81,1% se submeteram ao exame, porém apenas 28,8% das mulheres com menos de um quarto do mínimo realizaram o preventivo.
Sacolas plásticas
A campanha de incentivo ao uso de sacolas reutilizáveis em supermercados deve fechar este ano com a economia de 1,5 bilhão de sacolinhas plásticas, segundo estimativa do Ministério do Meio Ambiente. Segundo Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, em 2009, foram menos 600 milhões de sacos plásticos lançados no meio ambiente. Minc defende a adesão das grandes redes de supermercados para que se alcance a meta de redução de sacolas plásticas.
Desenvolvimento do Nordeste
O curso de extensão “Um projeto de desenvolvimento para o Nordeste – Limites e possibilidades”, está com inscrições abertas. O curso é vinculado ao projeto Espaço Permanente de Debates da Casa de José de Alencar, da UFC. No formato de seminário, o curso terá 20 horas/aula, divididas em oito encontros quinzenais. O primeiro será dia 10/4, às 10h, no auditório da CJA. O interessado pode fazer a inscrição gratuitamente, enviando seus dados para o e-mail casajosedealencar@ufc.br. Informações: (85) 3229 1898.
Bienal do Livro do Ceará
Com o tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” a IX Bienal Internacional do Livro do Ceará acontecerá no Centro de Convenções do Ceará entre os 9 e 18/4. A Feira reunirá os principais nomes da literatura nacional, escritores internacionais, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura, em uma vasta programação nos turnos da manhã, tarde e noite. A Bienal ainda terá shows, palestras, encontros paralelos, debates e eventos. A entrada será franca. Mais informações: (85) 3258.1001.
“Cabe ao governo repensar a estrutura do plano, enxugando o texto e reduzindo o número de metas a aspectos mais significativos, e cobrar o efetivo cumprimento das metas”
Demerval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no primeiro dia de debate da Conferência Nacional de Educação.
|