
Bullying
Um levantamento realizado pela ONG Plan Brasil em 2009 mostra que os meninos são as principais vítimas do bullying, hostilidade física ou verbal praticada por colegas de escola. 34,5% dos meninos já sofreram maus-tratos na escola, sendo 12,5% vítimas de bullying, contra 7,6% das meninas que se declararam vítimas. Já no papel de agressor, os meninos aparecem com 12,5% de autoria, e as meninas com 8%. O bullying não tem causa definida, mas, segundo especialista, está ligado a fatores culturais de discriminação. As vítimas podem perder interesse pela escola, além de desenvolver problemas de aprendizado e depressão.
Câncer de mama
O risco de câncer de mama aumenta com a idade na população feminina, mas outras variáveis podem causar a doença. Entre elas, a obesidade e o sedentarismo, segundo a médica Ana Ramalho, chefe da Divisão de Ações de Detecção Precoce do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para prevenir a doença, alertou ela, as brasileiras devem ter uma alimentação balanceada e atividade física. "A alimentação pode reduzir em até 30% o número de casos de câncer", explicou.
Vitiligo
Pacientes com vitiligo que estão com a doença estabilizada e têm manchas pequenas e localizadas têm uma alternativa segura e eficaz de tratamento: o transplante de células saudáveis de pele para os locais afetados. A conclusão é de um estudo apresentado em março na reunião da "American Academy of Dermatology" (EUA). A doença é autoimune e se caracteriza por provocar manchas brancas pelo corpo devido à destruição ou inatividade dos melanócitos, célula responsável pela produção de melanina, que pigmenta a pele. Pesquisadores do Hospital Henry Ford (Detroit) fizeram o transplante de células da pele em 32 pacientes. Depois de seis meses, constataram a repigmentação, que variou de 52% a 74% da cor natural da pele.
“São máquinas de sugar dinheiro da população. Não podemos mais permitir que esse setor seja tão desregulamentado"
enfatizou Luiz Paulo Barreto, Ministro da Justiça, sobre os abusos das tarifas de cartão de crédito. |