No último dia 13/6, o chefe de gabinete da Casa Civil da Presidência da República, Carlos Carboni, enviou ofício ao Sindicato dos Bancários do Ceará, na pessoa do presidente, Carlos Eduardo Bezerra Marques, informando que o pedido da entidade referente à solicitação de imediatos afastamentos e punição da diretoria do BNB devido às denúncias sobre a existência de um esquema de fraudes dentro do Banco, foi encaminhado ao Ministério da Fazenda, órgão responsável pelo tratamento do assunto.
“Isso é muito positivo para nós porque mostra que a solicitação do Sindicato está sendo encaminhada para que sejam tomadas as devidas providências sobre o assunto, que é muito grave e que prejudica tanto o Banco do Nordeste e seus funcionários, quanto a sociedade nordestina”, analisa o presidente.
No último dia 11/6, diante das graves denúncias publicadas pela imprensa, o Sindicato dos Bancários cobrou do Governo Federal o imediato afastamento de toda a Diretoria da Instituição e demais ocupantes de outras funções de relevo na empresa também apontados como responsáveis.
O Sindicato vem acompanhando atentamente junto ao Ministério Público Federal e órgãos de fiscalização o andamento do processo de apuração das denúncias ora vazadas pela imprensa. A postura sempre foi de cobrar celeridade na apuração das irregularidades e exigir punição para os comprovadamente culpados.
“Nós queremos que a presidente Dilma, assim como agiu firmemente em casos de denúncias dentro dos seus ministérios, também aja aqui: afaste essa diretoria toda de uma única vez e varra do Banco essa corrupção. E que a sociedade nordestina seja chamada para dizer quais são os critérios que devem nortear a indicação dos dirigentes dessa Instituição e que ela volte a trabalhar em prol da sociedade”, afirmou o diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), Tomaz de Aquino. |