A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomaram com a Fenaban no dia 26/6, a Mesa Temática sobre a Saúde do Trabalhador, em São Paulo. Houve avanços no principal ponto de pauta que trata da avaliação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), embora o debate apenas tenha começado.
Uma das nossas propostas é a elaboração de um formulário em conjunto, entre bancos e bancários, para a avaliação do programa pelos trabalhadores no momento da realização dos exames previstos no PCMSO. A proposta foi aceita pelos bancos e deve ser retomada na próxima mesa temática para maiores detalhamentos. No entanto, os bancos não aceitaram que uma cópia deste formulário seja entregue aos sindicatos.
Sipat – Os representantes sindicais apresentaram duas reivindicações em relação à Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat). A primeira delas é em relação à participação do movimento sindical na elaboração do conteúdo das Sipat's e, de acordo com esse conteúdo, destinar um dia para apresentação das teses do movimento sindical aos trabalhadores. A Fenaban não concordou. O segundo ponto, aceito pelos bancos, é que o conteúdo programático das Sipat's seja destinado para as unidades onde não há Cipa's constituídas.
PRP – Como a cláusula 43ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que prevê a o Programa de Reabilitação Profissional (PRP), não é obrigatória, o movimento sindical reivindica que os bancos façam adesão. Ficou definido entre as partes que o processo negocial para implementação dessa cláusula se dará banco a banco.
A próxima mesa temática deve acontecer até meados de julho. Na ocasião voltam como pontos de pauta a Sipat e o PCMSO. |