
Farmácia Popular
A Farmácia Popular amplia a lista de medicamentos e mantém o compromisso de ofertar itens até 90% mais baratos, exceto o Oseltamivir (tratamento da gripe H1N1), que é oferecido gratuitamente. No Ceará, funcionam 28 unidades próprias e 11.905 drogarias conveniadas. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, a diferença de preço pode chegar a 1.100%. Nelas, o consumidor encontra 108 itens, entre analgésicos, anti-hipertensivos, contra diabetes e preservativos. Para ter acesso a essa economia, basta que a pessoa procure uma drogaria com a marca e apresente receita médica acompanhada do CPF e documento com foto.
ENEM 2010
O Ministério da Educação (MEC) já marcou a data para o Exame Nacional do Ensino Médio. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. Geralmente o Enem é realizado em outubro, mas, por causa do primeiro e do segundo turnos das eleições, o calendário teve que ser alterado para novembro. Com a data, espera-se que o resultado seja publicado na primeira semana de janeiro. Em 2009, 51 aderiram ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que ofereceu 47,9 mil vagas. Nesse ano, a Universidade Federal do Ceará adotou o Enem como forma de ingresso na instituição.
Leucemia
Cordões umbilicais que iriam para o lixo podem curar quem tem leucemia. Esse tipo de doação, consentida pela mãe, tem crescido no Brasil. Já são seis bancos públicos que coletam e congelam o sangue, e até o início de 2011 está prevista a inauguração de mais sete, espalhados pelas principais capitais. O material guardado é usado em cirurgias iguais aos transplantes de medula. O sangue é retirado do cordão umbilical logo depois do parto. Os dados sobre as células entram em um sistema federal onde quem precisa de transplante pode buscar sangue compatível. Como a rede pública para a coleta de cordões é pequena, a mãe que quiser doar terá que fazer o parto em hospitais vinculados a um banco público de cordões.
“Temos muita coisa no papel que ainda não foi realizada no dia a dia. Existem muitos desafios para a implementação completa do estatuto. É uma luta que ultrapassa a lei e chega na esfera de consciência social”
disse a diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi), Irene Rizzinn, sobre implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
|