Durante os dias 13, 14 e 15/7, em Fortaleza, 140 bancários de todo o Nordeste estiveram reunidos na 1ª Conferência Regional da Fetrafi/NE. O evento serviu para definir a pauta dos bancários da região que será levada à 14ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada entre os dias 20 e 22, em Curitiba (PR).
Na plenária final, ocorrida na manhã deste domingo, os bancários do Nordeste aprovaram 5% de aumento real; PLR de três salários + verbas fixas de natureza salarial; contratação da remuneração total do trabalhador; piso salarial equivalente ao salário mínimo ideal calculado pelo Dieese (em julho no valor de R$ 2.416,38); melhores condições de trabalho, fim das metas abusivas, combate ao assedio moral; fim da terceirização, mais segurança para trabalhadores e clientes, entre outros pontos.
As discussões foram realizadas em grupos, no sábado, quando os bancários se dividiram por temas: Emprego; Remuneração; Saúde, Condições de Trabalho e Segurança Bancária e Sistema Financeiro.
O presidente da Fetrafi/NE e do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, disse que esses fóruns democráticos de discussão são importantes até como forma de fortalecer a mobilização da categoria. "Os bancos não têm do que reclamar, pois seus lucros são cada vez mais crescentes. Vamos apostar no diálogo, mas, se os banqueiros não valorizarem o debate, nós teremos que nos mostrar unidos e mobilizados para combater a intransigência dos banqueiros", avisa.
Confira as principais propostas aprovadas:
EMPREGO
- Garantia contra dispensa imotivada;
- Combate à terceirização.
REMUNERAÇÃO
- Aumento real de 5%;
- Piso do Diesse (R$ 2.416,38, valor de julho);
- Contratação da remuneração total;
- PLR de três salários base mais verbas fixas de natureza salarial.
SAÚDE, CONDIÇÕES DE TRABALHO E SEGURANÇA
- Fim das metas abusivas;
- Combate ao assédio moral;
- Assistência às vítimas de assaltos, sequestros e extorsões;
- Equipamentos e medidas contra assaltos, sequestros e extorsões;
- Proibição de transporte de numerário por bancários.
SISTEMA FINANCEIRO
- Previdência complementar para todos;
- Isonomia de tratamento;
- Promoção da igualdade de oportunidade para todos e todas. |