A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomam nesta terça-feira (31), às 15h, com a Fenaban a Mesa Temática de Igualdade de Oportunidades, em São Paulo. Essa será a terceira reunião deste ano.
“Os bancários saíram fortalecidos e mobilizados da 14ª Conferência Nacional dos Bancários, com propostas de reivindicações consolidadas, e estão dispostos e convencidos a avançar nos temas de igualdade de oportunidades na Campanha Nacional 2012”, afirma Deise Recoaro, secretária de Mulheres da Contraf-CUT.
As entidades sindicais vão reivindicar na mesa temática esclarecimentos sobre dados do Portal de Igualdade, criado para receber currículos e divulgado pela Febraban como instrumento de inclusão, informações estas que ficaram pendentes na última reunião, que aconteceu no dia 4/7. Os dirigentes sindicais também aguardam as informações sobre o direito conquistado na Convenção Coletiva de Trabalho para evitar a discriminação por orientação sexual nos bancos. Todas essas informações já foram solicitadas na reunião anterior, mas os bancos enrolaram e não apresentaram nenhum dado concreto.
Formação de líderes – O movimento sindical avalia que, para combater as discriminações, é necessário desconstruir conceitos e preconceitos históricos na sociedade. O curso de formação de líderes da Febraban pode cumprir um papel importante nesta desconstrução.
Espaço conquistado – A realização de encontros trimestrais da mesa temática foi uma das conquistas da Campanha Nacional dos Bancários de 2011 e está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada entre as entidades sindicais e a Fenaban. |