A mídia da Campanha Nacional dos Bancários 2012, com o slogan “Chega de truques, banqueiro já está nos sites, blogs, jornais e revistas de sindicatos e federações de todo País, desmascarando com bom humor, criatividade e irreverência as “mágicas” dos bancos para reduzir custos e aumentar ainda mais os lucros.
O mote é resultado de quatro reuniões específicas promovidas pela Contraf-CUT e abertas à participação de dirigentes do Comando Nacional, diretores de comunicação e profissionais de imprensa de sindicatos, federações e Fenae. A mídia foi apresentada pela primeira vez na 14ª Conferência Nacional dos Bancários, em Curitiba, pelo secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
Truques – Truques são usados todos os dias pelos bancos para iludir funcionários, clientes e sociedade. Os bancários sofrem com o assédio moral para bater metas abusivas, o “desaparecimento” de bancários através de demissões, a redução da massa salarial por meio da rotatividade, a insegurança por falta de mais investimentos em medidas de prevenção contra assaltos e sequestros, e as maquiagens e os provisionamentos de balanços para pagar PLR menor, dentre outros truques. Os clientes também são iludidos, como a venda casada de produtos, o esconde-esconde dos pacotes gratuitos de tarifas, o anúncio de redução de juros que seguem os mais altos do mundo, as filas intermináveis por falta de mais funcionários, a bancarização com atendimento precário e inseguro, dentre outros truques. A sociedade também é enganada com campanhas de marketing prometendo responsabilidade social e compromisso com a sustentabilidade, mas é um dos setores que menos gera empregos, não barateia o crédito, quer lucro fácil e sem riscos e quase não oferece contrapartidas sociais.
M de Mobilização – Para tanto, os bancários poderão chamar o Mister M, M de Mobilização, para mostrar a força da unidade nacional e organizar atividades de pressão sobre os bancos em todo país, a fim de arrancar novas conquistas econômicas e sociais. “Tenho certeza de que essa mídia vai ajudar os sindicatos no diálogo com os bancários, os clientes e a sociedade, fortalecer a unidade nacional da categoria, pressionar os bancos e contribuir para potencializar a mobilização em todo País”, avalia o diretor da Contraf-CUT. |