
Currículo novo
Após a divulgação dos resultados insuficientes das escolas de ensino médio na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do currículo, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes áreas. A inspiração deverá vir do próprio Enem, que organiza as matrizes curriculares em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Essa é a divisão que segue a prova, diferentemente do modelo tradicional por disciplinas como química, português, matemática e biologia.
Disque 100
As denúncias feitas ao telefone Disque 100 sobre violência contra crianças e adolescentes vão ganhar mais agilidade. As denúncias feitas ao serviço telefônico do governo federal serão repassadas, na mesma hora, aos diversos MPs, por meio de um sistema de computador com acesso comum. Desta forma, a denúncia será encaminhada diretamente para conselhos tutelares, para toda a rede de apoio e para delegacias, e o MP já estará ajudando a cobrar e a atender a denúncia. O objetivo é fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes.
Horário não tão nobre
O brasileiro parece não estar dando muita importância à propaganda eleitoral. Logo em seu primeiro dia no ar, o horário eleitoral gratuito derrubou em 10 pontos a audiência do horário nobre nos principais canais abertos. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo. Na terça (21/8), durante o horário eleitoral noturno (das 20h30 às 21h), audiência de Globo, Record, SBT, Band, RedeTV!, Gazeta e Cultura somadas foi de 38,5 pontos. O número de televisores ligados também caiu durante a propaganda eleitoral noturna. Foi 63% na faixa no dia 14, para 57% na terça.
Álcool x câncer
Estudos divulgados no Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química no dia 22/8, alertam para a ligação entre o consumo do álcool e o aparecimento de tumores cancerígenos. Com base nas pesquisas, foi possível constatar que o acetaldeído, uma das substâncias produzidas pelo corpo humano ao metabolizar as moléculas de álcool, pode causar dano ao DNA, agindo como um agente que pode levar ao desenvolvimento do câncer. A autora do estudo, PhD Silvia Balbo, explicou que o corpo humano metaboliza as moléculas de álcool presente em destilados, cervejas e vinhos.
“Preocupados com a questão do custo e competitividade da indústria, estamos fazendo uma série de programas que têm por objetivo reduzir o custo logístico do País”
presidenta Dilma Rousseff
|