
Ficha Limpa
A nova lei que exige ficha limpa para os candidatos começou a vigorar desde 7/6. Segundo informações da Casa Civil, o presidente Lula sancionou o texto sem vetos. A lei torna inelegíveis candidatos que forem condenados por órgão colegiado em crimes como improbidade administrativa, abuso de autoridade, racismo, tortura, abuso sexual, formação de quadrilha, crimes contra a vida e crimes hediondos, dentre outros. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a lei já vale para essa eleição.
Planos de Saúde
Entraram em vigor, no dia 7/6, as novas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para planos de saúde em todo o País. Agora as operadoras são obrigadas a incluir na cobertura básica um total de 70 procedimentos, além de ampliar o limite de consultas em algumas especialidades. Dentre os procedimentos, estão incluídos o transplante de medula óssea por meio de doação, procedimentos odontológicos e o exame de imagem para identificação de câncer em estágio inicial e avançado. O número de consulta com especialista também foram ampliadas de seis para 24 vezes ao ano.
Dieta do Porto
Habitantes do norte português e da região espanhola da Galícia têm índices baixos de morte por doenças cardíacas, segundo estudo liderado pela Universidade do Porto. A porcentagem de mortes causadas por problemas do coração nessa parte do mundo é similar à da França, Itália e Grécia, onde as pessoas costumam seguir a dieta mediterrânea. Nesses países, comem-se muitas frutas, verduras, óleo de oliva, grãos integrais e nozes, e pouca carne vermelha. A dieta portuguesa inclui muito peixe, especialmente bacalhau, carne vermelha, porco, laticínios, batata e vinho durante as refeições, de acordo com os pesquisadores. As pessoas que seguiam fielmente a dieta portuguesa tiveram risco 33% menor de ter infartos em relação aos que tinham dietas diferentes.
“Proteção ambiental tem de combinar com eliminação da pobreza. É plenamente possível crescimento e desenvolvimento, distribuindo renda, garantindo inclusão social e tendo como principal tripé a sustentabilidade econômica, social e ambiental”
disse Artur Henrique, presidente nacional da CUT, no Dia Mundial do Meio Ambiente
|