
Títulos eleitorais
Após a revisão eleitoral determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em mais de mil municípios, 1.898.444 títulos de eleitores devem ser cancelados. No último levantamento do TSE, em março, o Brasil contava com 128.009.761. No Ceará são ao todo 5.538.185 títulos eleitorais e 65.295 estão sujeitos a cancelamento. A revisão foi realizada nos municípios em que o número de eleitores era muito próximo do de habitantes. O eleitor que teve seu título cancelado tem até o dia 7/5 para procurar o cartório eleitoral de sua cidade e regularizar a situação.
Quanto custa?
Grande parte dos consumidores, principalmente aqueles com menor renda, não sabe quanto é o custo real de um financiamento. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Fractal, cerca de 81,7% dos entrevistados desconhecem qual a real taxa de juros paga nas operações de crédito. Segundo o diretor-presidente do Instituto, Celso Grisi, este percentual também se enquadra em Fortaleza e para ele, um dos motivos que causam a desinformação do consumidor é a dificuldade em calcular a taxa de juros.
Médicos e enfermeiros
A equipe de médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) vai ser reforçada. A Prefeitura de Fortaleza anunciou para o dia 18/5 a realização de concurso público para contratação de 279 profissionais, sendo 226 destinadas a graduados em Medicina e 53 em Enfermagem. Desse total, 176 cargos serão distribuídos em oito hospitais distritais da SMS. Os outros 103 cargos serão preenchidos no IJF, de acordo com a necessidade. As inscrições serão feitas no período de 14 a 27/4 de abril exclusivamente no site www.imparh.ce.gov.br. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 150,00 e R$ 60,00, respectivamente para médicos e enfermeiros. Mais informações: (85) 3433 2985 e 343 2986.
Dengue em três minutos
Um novo tipo de exame, capaz de diagnosticar a dengue em três minutos, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco. As pesquisas começaram há dois anos no Departamento de Física da Universidade. O material usado é uma nanopartícula fluorescente, um líquido que adicionado a uma amostra do DNA extraído do sangue do paciente vai apontar a existência ou não do vírus. O teste pode custar em torno de cinqüenta centavos. O investimento maior seria na compra de um microscópio apropriado.
“O combate à dengue se dá no município. A dengue pode se tornar mais grave do que foi neste ano. Mas o trabalho mais importante é matar o mosquito antes que ele nos mate”
Afirmou o presidente Lula, dia 15/4, pedindo engajamento de todos no combate à dengue
|