
Queda x idosos
O risco de um idoso morrer por causa de quedas é seis vezes maior do que por doenças cardíacas e neurológicas. Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia apontam que a taxa de mortalidade após uma fratura no fêmur é de 15% a 20% um ano após a queda. Um degrau pode se tornar um grande obstáculo e representar perigo. Para evitar quedas, é bom estar com a musculatura em dia e fazer exercícios com orientação.
Diabetes cresce
De acordo com o último levantamento da Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% da população adulta sofre de diabetes.Cerca de 90% dos casos de diabetes são do tipo 2, associado normalmente ao excesso de peso, vida sedentária, idade avançada e influência hereditária. É importante fazer exames para diabetes em todas as pessoas, principalmente as com mais de 40 anos de idade.
Comissão da Verdade
Integrantes da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça entregaram a Comissão Nacional da Verdade, que apura violações de direitos humanos praticadas por agentes públicos no período da ditadura militar, documentos que podem ajudar a elucidar acontecimentos da época. O acervo tem 27 itens, composto por relatórios de audiências públicas, de seminários e de reuniões, depoimentos de colaboradores da repressão, entre outros.
Conhecido, mas pouco consultado
Pesquisa realizada pelo Instituto Market Analysis, em parceria com o Idec, constatou que 95% dos brasileiros sabem que o Código de Defesa do Consumidor existe, mas poucos o utilizam. A maior parte dos consumidores ainda não reclama quando tem um problema de consumo. Criado em 1987, o Idec é uma associação sem fins lucrativos, independente de governos, empresas ou partidos, e visa promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo. Entre em contato: (11) 3874.2150.
“O papel da comissão é contribuir para que nunca mais voltem a ocorrer arbítrio, tortura e assassinato em nosso ordenamento político”
Claudio Fonteles, coordenador da Comissão Nacional da Verdade
|