
Violação dos direitos humanos
O número de denúncias de violações de direitos humanos, feitas por meio do Disque 100, alcançou 155.336 de janeiro a novembro deste ano. Os registros representam aumento de 77% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram registradas 87.764 denúncias. Ao todo, considerando também as ligações com pedidos de orientações e de informações, foram feitos, de janeiro a novembro de 2012, 234.839 atendimentos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Uma morte a cada 1h57
O número de mulheres assassinadas a cada mês no Brasil saltou de 113 para 372 em 30 anos. Os índices foram levantados pelo IAB (Instituto Avante Brasil) a partir de dados do Datasus, do Ministério da Saúde. No início da década de 1980, uma mulher era assassinada a cada 6h28m28s no País. Hoje, a cada 1h57m43s, há uma vítima de homicídio nesta parcela da população. O IAB, criado pelo jurista Luiz Flávio Gomes, idealizou um “delitômetro” que apura em tempo real o número de homicídios de mulheres no País. O cronômetro está disponível no site da entidade
(www.institutoavantebrasil.com.br)
Vale-Cultura
O projeto de lei que institui o vale-cultura foi aprovado dia 5/12 pelo Senado. Mais cedo, a matéria passou na Comissão de Constituição e Justiça e foi levada, em regime de urgência, para votação no plenário, onde foi aprovada simbolicamente. Pelo projeto, serão concedidos R$ 50,00 por mês aos trabalhadores contratados pelo Regime da CLT que ganham até cinco salários mínimos. O vale dará desconto em teatros, cinemas, shows musicais e museus. Como não houve alteração em relação ao texto original aprovado na Câmara, o projeto seguirá para sanção presidencial.
Doe sangue
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) deu início a sua campanha de final de ano, intitulada “Neste natal, doe sangue! Este é o melhor presente”. Com os feriados de fim de ano, o número de doações diminui. Atualmente, o Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais. O doador deve pesar mais de 50 kg e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista. Informações: (85) 3101 2296.
“Novas leis econômicas, provocadas pelo neoliberalismo, fizeram a sociedade internacional retroceder a relações de trabalho vigentes no começo do século XX. Empresas ignoram direitos antes adquiridos pelos trabalhadores, pelos aposentados e por outras categorias sociais. Governos e corporações econômicas usam o pretexto da crise para esvaziar a democracia”
Marcelo Barros – Monge beneditino e escritor
|