
Andadores não!
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) iniciou campanha contra o uso de andadores para bebês. A entidade diz que há pelo menos um caso de traumatismo para cada duas a três crianças que utilizam o andador e que em um terço destes casos as lesões são graves. Os pediatras explicam que bebês que usam o equipamento levam mais tempo para ficar de pé e para caminhar sem apoio, engatinham menos e têm resultados inferiores em testes de desenvolvimento.
Prêmio Mandacaru
Práticas inovadoras em acesso à água e convivência com o Semiárido serão reconhecidas por meio do Prêmio Mandacaru. A iniciativa prevê apoio financeiro a associações de agricultores familiares, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil para consolidar tecnologias sociais que viabilizem o manejo sustentável da água e da caatinga. O prazo para inscrições foi prorrogado para 22/2 e os prêmios variam de R$ 5 mil a R$ 150 mil. O regulamento está disponível no site www.iabs.org.br/projetos/premiomandacaru e o resultado será divulgado em 15/3.
Bactérias na cozinha
A higiene é sempre importante, principalmente dentro da cozinha. Tábuas e buchas podem acumular restos de comida que favorecem a proliferação de bactérias. Por exemplo, se uma pessoa colocar uma carne assada sobre uma tábua contaminada, ela pode ter intoxicação ou infecção alimentar. As esponjas podem também ser contaminadas dessa maneira porque podem acumular restos de comida e gordura. A limpeza deve ser feita com água fervente e jamais no microondas porque a esponja pode pegar fogo dentro do aparelho. Além disso, é importante trocar, frequentemente, esses objetos.
Aspirina x cegueira
Pessoas que tomam aspirina por muitos anos, como pacientes cardíacos, por exemplo, são mais suscetíveis a desenvolver um determinado tipo de cegueira, revelaram cientistas. Um estudo com 2.389 pessoas, publicado na revista científica “JAMA Internal Medicine”, indicou que o uso prolongado do ácido acetilsalicílico, principal substância do medicamento, dobra os riscos do surgimento da forma úmida da degeneração macular relacionada à idade. Os pesquisadores indicaram que o uso da droga seja reavaliado em pacientes de alto risco, entretanto, pacientes que estão tomando aspirina não devem interromper seu uso antes de falar com seus médicos.
“Se os responsáveis não podem ser presos porque já estão velhos, isso não impede que a sociedade saiba quem foram essas pessoas e façam uma condenação moral”
Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, sobre a investigação por entidades internacionais da morte do pai, nos porões da ditadura militar
|