Nesta terça-feira, dia 29/1, às 19h, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, será realizada uma reunião para tratar do novo plano de funções do Banco do Brasil. O evento é orientação da Contraf-CUT e Fetrafi /NE para todos os sindicatos da base do Nordeste.
Em nova rodada de discussões realizada ontem, segunda-feira, dia 28, em São Paulo, com a Contraf-CUT, as federações e os sindicatos, o Banco do Brasil manteve a linha intransigente, apresentada na semana passada, de não negociar e implantar unilateralmente o novo plano de funções comissionadas de 6 horas, que envolvem a vida de milhares de trabalhadores.
Com o novo plano, o BB extinguiu neste domingo, dia 27 todas as funções comissionadas de 8 horas - que amanheceram na segunda-feira com novas nomenclaturas e todos os comissionados que o banco entende estarem em função de confiança (FC) migrados unilateralmente. Já o público-alvo das funções gratificadas (FG) tem a opção de migrar para as novas funções de 6 horas, com redução de salários, ou ficar em suas funções de 8 horas em extinção.
Implantação sem negociação
Na reunião realizada no último dia 22/1, em Brasília, o Banco do Brasil anunciou a implantação de seu novo plano de funções comissionadas de seis horas a partir desta segunda-feira, dia 28/1, sem qualquer negociação com o movimento sindical. Na ocasião, o banco sequer deu detalhes do plano, apresentando apenas algumas premissas, afirmando que a questão era um ato de gestão e que não discute esses assuntos com o funcionalismo.
“Mais uma vez, o BB demonstra desrespeito ao seu quadro funcional ao não querer discutir com o movimento sindical uma questão que atinge de forma direta seus funcionários”, avalia o diretor do Sindicato, Gustavo Tabatinga, que esteve presente à reunião do dia 22/1.
Diante dessa intransigência do banco, o Sindicato dos Bancários do Ceará, orienta que os bancários tenham calma e não tenham pressa em assinar nada.
“O Sindicato convoca todos os funcionários do BB para estarem na sede da entidade no dia 29/1, onde daremos mais orientações sobre o plano de funções, além de esclarecimentos jurídicos sobre as nossas ações de jornada de trabalho”, conclui o presidente do SEEB/CE, Carlos Eduardo Bezerra.
Em caso de dúvidas ou denúncias, os funcionários do BB devem procurar o Sindicato através do telefone (85) 3252 4266 ou contatem os diretores da entidade funcionários do BB:
Bosco Mota – 9155 4822
Carlos Eduardo – 9155 4439
Gustavo Tabatinga – 9153 1235
José Eduardo – 9178 8330
Léa Albuquerque – 9182 0094
Plauto Macedo – 9155 5945
|