
Leitura nas escolas
Um levantamento divulgado em janeiro pelo movimento Todos Pela Educação mostra que o Brasil precisa construir 128 mil bibliotecas escolares em sete anos para cumprir uma lei federal que vigora desde 2010. Segundo a pesquisa, faltam 128 mil bibliotecas no País. Para sanar esse déficit até 2020, deveriam ser erguidos 39 espaços por dia, em unidades de ensino públicas e particulares. Atualmente, a deficiência é maior nas escolas públicas (113.269), o que obrigaria a construção de 34 unidades por dia até 2020.
Nome Sujo
Os consumidores agora podem descobrir de maneira gratuita se o nome está sujo na praça. O serviço é oferecido pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Basta acessar o site da empresa (http://www2.boavistaservicos.com.br/consumidorpositivo/) e se cadastrar na parte consulta de débito. Feito isso, basta inserir o login e senha. Ainda é possível encontrar detalhes sobre dívidas.
Forró – patrimônio da Humanidade
Estudantes pedem que o forró seja reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a exemplo do que ocorreu com o frevo recentemente. Na 8ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), músicos e especialistas discutem a importância do ritmo e do grande homenageado do evento, Luiz Gonzaga. O forró é o principal ritmo nativo do sertão nordestino. Como patrimônio imaterial da humanidade, o forró será protegido a fim de que permaneça vivo para as gerações futuras. O título é concedido pela Unesco. A lista de patrimônios culturais imateriais reúne, atualmente, 232 elementos de 86 países.
UFC entre as melhores
O Brasil tem 12 universidades entre as 500 melhores do mundo, de acordo com o Ranking Web of Universities ou Webometrics. O levantamento é baseado no impacto que as publicações científicas das instituições de ensino têm na internet. O primeiro lugar brasileiro coube à USP (19º lugar geral); em 2º vem a Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (129º), seguida da UNICAMP (177º), UnB (181º), Federal de Santa Catarina - UFSC (205º), Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (241º), Federal de Minas Gerais - UFMG (254º), Unesp (294º), Federal Fluminense – UFF (312º), Federal do Paraná – UFPR (364º), Federal da Bahia – UFBA (444º) e Universidade Federal do Ceará – UFC (482º).
“A presidenta Dilma vai receber as centrais sindicais para discutir a pauta dos trabalhadores, como jornada de 40 horas, fim do fator previdenciário, direito a negociação salarial do setor público, a ratificação da Convenção 158 da OIT e a reforma agrária”
Vagner Freitas, presidente da CUT
|