
A Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT) entregou ao Banco na segunda-feira, dia 30/8, a pauta de reivindicações específicas dos funcionários do BNB relativa ao exercício 2010/2011 e o termo de prorrogação das cláusulas do Acordo 2009/2010. Na oportunidade, o coordenador da CNFBNB e o representante da Contraf-CUT, respectivamente, Tomaz de Aquino e Marcos Vandaí Tavares, cobraram dos diretores Stelio Gama (Administrativo e de Tecnologia da Informação) e Sydrião de Alencar (Gestão de Desenvolvimento) o retorno do direito à licença-prêmio para todos os funcionários do BNB.
“A reivindicação é a primeira das 67 cláusulas constantes na pauta específica, sendo esta colocação emblemática à importância com que o assunto vem sendo tratado pelos representantes dos funcionários na mesa de negociação desde o ano de 2003”, declarou Tomaz de Aquino, coordenador da CNFBNB/Contraf-CUT.
A Superintendente de Desenvolvimento Humano do BNB, Eliane Brasil, confirmou a insistência com que as entidades vêm pleiteando o retorno da LP, reafirmando interesse do Banco em reparar essa injustiça praticada pela administração passada da Instituição, a exemplo do que já fez em relação aos anuênios, folgas e promoções.
A Comissão Nacional, através do representante do SEEC/PE, Alan Patrício, alertou sobre casos de assédio moral que aconteceram durante o período da greve no ano passado e cobrou do Banco mais atenção para que isso não se repita durante a Campanha Nacional desse ano. A superintendente de Desenvolvimento Humano, Eliane Brasil, disse que essa não é a postura da Direção do BNB e informou que já estão programadas reuniões em todas as superintendências regionais para transmitir aos gestores a filosofia do Banco de não tolerar o assédio moral.
Quanto aos concursados de 2010, o Banco informou que ainda não há vagas autorizadas para convocação dos aprovados, mas está somando esforços para conseguir o mais rápido possível a liberação das vagas.
A primeira rodada de negociação da pauta específica ficou agendada para o próximo dia 13/9, às 14h, quando serão abordadas as cláusulas referentes à saúde e sociais. A pauta na íntegra está disponível no site do Sindicato (www.bancariosce.org.br), no link “Campanha Salarial 2010”.
VEJA ABAIXO QUAIS AS CLÁUSULAS ABORDADAS NA PRÓXIMA REUNIÃO
SAÚDE
21ª – Plano de Custeio da Camed;
22ª – Suspensão e estorno dos reajustes da Camed;
23ª – Programa de Assistência Social;
24ª – Custeio Camed;
25ª – Conselho de Usuários da Camed
26ª – Fundo Especial de Custeio à Saúde.
SOCIAIS
43ª – Proteção ao Cliente e Caixas;
44ª – Adicional de Insablubridade;
45ª – Indenização por morte ou invalidez permanente em decorrência de assalto;
46ª – Horário para Amamentação;
47ª – Fiscalização de Restaurante;
48ª – Ausências legais;
49ª – Concursos;
50ª – Complementação de Auxílio-doença previdenciário e auxílio-doença acidentário;
51ª – Seguro de Vida em Grupo;
52ª – Exame Médico;
53ª – Campanha de Vacinação;
54ª – Estabilidade para Membros do Conselho de Ética;
55ª – Reintegração dos Demitidos era FHC e Byron. |