
Oficina de teatro
Estão abertas até o dia 8 de março, as inscrições gratuitas para a Oficina de Teatro do Sesc, destinada a jovens de 12 a 17 anos. As aulas acontecerão de segunda e quarta-feira nos turnos da manhã e da tarde na Unidade Fortaleza do Sesc, que fica localizada na rua Clarindo de Queiroz, 1740, no Centro. A oficina será ministrada pelo ator e diretor Luciano Lopes, intérprete da personagem Luana do Crato. Estão sendo disponibilizadas 25 vagas. Para se inscrever ligue (85) 9979.8513.
Interação social
O professor de bioengenharia Todd Coleman, pesquisador da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), desenvolveu sensores ultrafinos e flexíveis que podem ser colocados temporariamente na pele para monitorar a atividade cerebral de pacientes. A intenção do pesquisador em sofisticar a interface cerebral é impedir que ela fique restrita a laboratórios, já que tem grande potencial como uma poderosa ferramenta de interação social, usada na telepatia – seja para que as pessoas conversem umas com as outras sem se falar, ou para operar máquinas e sistemas à distância, usando apenas o poder da mente.
Taxa de desemprego
A taxa de desemprego no País ficou em 5,4% em janeiro, o menor resultado para o mês desde o início da série histórica, em março de 2002. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada pelo IBGE. Na comparação com o resultado de janeiro de 2012 (5,5%), no entanto, a taxa ficou praticamente estável. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, 11,6 milhões, também não variou na comparação com dezembro. Em relação a janeiro do ano passado, houve alta de 4,1%, ou 459 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em um ano.
Fator previdenciário
O governo federal prepara um projeto de lei que substitui o fator previdenciário por uma regra que mescla idade mínima e tempo de contribuição ao INSS para obter a aposentadoria. Apelidada de “95/105”, a fórmula exige que a soma entre o tempo de contribuição e a idade seja de 95 anos para mulheres e 105 anos para homens. A estratégia é simples, como definiu um auxiliar presidencial no Palácio do Planalto: “se o fim do fator previdenciário voltar à pauta da Câmara dos Deputados, o projeto de lei entra no topo da agenda de Dilma. Caso contrário, essa briga vai ficar para depois”.
“O que é mostrado na novela Salve Jorge, sobre tráfico de mulheres, é muito pouco. A situação é muito mais grave e preocupante”
ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci.
|