
Genuinamente brasileira
Uma resolução do governo norte-americano deixou os fabricantes brasileiros de cachaça em festa: a partir de 11 de abril, os Estados Unidos passam a reconhecer a cachaça como produto “genuinamente brasileiro”. A decisão, anunciada pelo Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau (TTB), órgão do governo americano, foi resultado de um pedido feito pelo governo brasileiro em 2001. Um acordo bilateral: os Estados Unidos reconhecem a cachaça, e o Brasil reconhecerá os uísques Bourbon e Tennessee como produtos norte-americanos.
Ampliar vacinação
O Ministério da Saúde estuda implantar nos próximos anos a vacinação contra as doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como a pneumonia, a meningite e a otite, para maiores de dois anos. A afirmação foi feita durante o lançamento de um estudo sobre o impacto do pneumococo na América Latina e no Caribe, coordenado pelo Instituto de Vacinas Sabin. Desde 2010, a vacinação para crianças de até dois anos faz parte do calendário nacional e acima dessa idade é preciso ter prescrição médica.
Cura da Aids
Pesquisadores dos Estados Unidos apresentaram dia 3/3 o que, segundo eles, é o primeiro caso documentado de “cura funcional” de uma criança infectada pelo HIV. A cura funcional ocorre quando a presença do vírus é tão mínima que ele se mantém indetectável. Ela é diferente da cura “por esterilização” (que pressupõe uma erradicação completa de todos os traços virais do corpo), mas significa que o paciente pode se manter saudável sem precisar tomar remédios por toda a vida. A descoberta, segundo eles, pode ajudar a abrir caminho para eliminar a infecção pelo vírus em outras crianças.
Inscrições para Futebol dos Bancários
Já estão abertas as inscrições para o XXXI Campeonato de Futsal (início dos jogos no dia 6/4) e para o II Master de Futsoçaite (início dos jogos no dia 11/4). Para se inscrever, o bancário deve ligar para 8898-5295 ou 9605-1837 (falar com Sérgio) ou para 9155-3632 (falar com Ribamar) até o dia 26/3. Nesse mesmo dia, haverá reunião sobre as duas competições, às 18h30, na sede do Sindicato (Rua 24 de maio, 1289 – Centro).
“Atender à mulher no momento em que sofre a violência e fazer a notificação imediata é garantir um apoio a mais para a mulher”
Maria do Rosário, ministra da Secretaria de Direitos Humanos
|