O Sindicato dos Bancários do Ceará vem fazendo sucessivas denúncias contra a atual gestão do Banco do Brasil por desmandos e desrespeitos aos direitos do funcionalismo.
Na última sexta-feira, 8/3, a entidade denunciou que a gestão estava enviando comunicados aos administradores da Instituição pressionando pela utilização de folgas.
As denúncias se confirmaram nesta quinta-feira, 14/3, quando vários funcionários do BB foram surpreendidos ao chegarem em seus locais de trabalho e serem informados que poderiam voltar para casa, pois estavam de folga.
Segundo o Acordo Coletivo 2012/2013, assinado com o Banco do Brasil, as horas extras poderão ser compensadas em descanso, mas a critério do funcionário (Cláusula Sexta, parágrafo Segundo). Entretanto, os bancários denunciam que o gerente da Plataforma de Suporte Operacional (PSO), Miguel Falcão, vem comunicando de forma indevida, sob ordem direta da DINOP, a compensação dessas folgas, muitas vezes, apenas quando o funcionário chega para trabalhar.
O Sindicato dos Bancários do Ceará orienta que os funcionários não devem se render à pressão realizada pelo banco. “Os funcionários do BB devem retirar suas folgas em negociação com os gestores da maneira que melhor lhe convir e qualquer pressão ou irregularidade deve ser denunciada imediatamente ao Sindicato”, aconselha o diretor da entidade, José Eduardo Marinho.
O diretor e secretário do Departamento Jurídico do Sindicato, Gustavo Tabatinga, informa ainda que a entidade entrará na Justiça para coibir esse tipo de desmando e mais esse descumprimento de acordo coletivo por parte do Banco do Brasil.
|