
Bancos de cordão umbilical
O Brasil vai ganhar até 2014 mais cinco bancos de sangue de cordão umbilical e placentário para integrar a rede brasileira Brasilcord, que conta atualmente com 12 bancos públicos desse tipo de sangue. Ainda faltam cidades importantes devido a características genéticas para serem cobertas. O investimento médio em cada banco da expansão da rede foi R$ 3,5 milhões, financiados pelo BNDES. Já existem quatro bancos em São Paulo, devido à densidade populacional, um no Rio, um no Paraná, em Curitiba, no Rio Grande do Sul, Ceará, Pará e em Pernambuco.
Alta nos preços
Os medicamentos ficarão até 6,31% mais caros, de acordo com o teto da inflação no acumulado de 12 meses – de fevereiro a março –, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O aumento foi autorizado pelo Governo Federal. A expectativa é que, até dia 30/3, a Cmed oficialize os percentuais de reajuste, mas levam alguns dias para chegar ao consumidor final. O aumento nos preços de medicamentos acontece uma vez por ano e é tabelado. Consulte os valores no endereço: http://bit.ly/WlI6H4 .
Aspirina contra o câncer
Segundo uma pesquisa publicada no jornal britânico Daily Mail, o uso de aspirina pode contribuir na prevenção do câncer de pele em mulheres. A pesquisa, que contou com 60 mil mulheres com mais de 12 anos, mostrou que quanto mais o analgésico é ingerido, menor é o risco de desenvolver melanoma. Os médicos confirmam o bom resultado com a aspirina, mas frisam que o medicamento ainda não pode ser usado como método preventivo e que seu uso passa por análises. De acordo com o estudo, a aspirina funciona reduzindo a inflamação e pode ser por isso que o uso do medicamento diminui o risco de desenvolver melanoma.
Dormir pouco engorda!
Dormir apenas 5h por noite em uma semana de trabalho com acesso ilimitado a lanchinhos pode prejudicar sua silhueta. A pesquisa, conduzida pela Universidade de Colorado descobriu que os participantes do estudo ganharam cerca de um quilo quando colocados nesta situação. As novas descobertas demonstram que embora ficar acordado por mais tempo demande mais energia, as calorias extras queimadas foram mais uma compensação da quantidade de comida que os participantes do estudo ingeriram. Segundo o estudo, quando as pessoas não dormem o suficiente, isto as leva a comer mais do que realmente precisam.
“As mulheres que vivem em situação de violência precisam retomar em suas mãos a condução de suas vidas”
Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, no lançamento do programa “Mulher: Viver sem Violência”, que pretende investir R$ 265 milhões para atender mulheres em situação de violência.
|