
Trabalho Infantil
O Ceará tem o 2º maior percentual de crianças de 5 a 14 anos trabalhando, de acordo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada dia 8/9 pelo IBGE. Da população nesta faixa etária, 10% trabalha. Outros dois Estados apresentam a mesma taxa do Ceará: Rondônia e Tocantins. O Piauí tem o maior percentual de crianças trabalhando: 11%.
Lei Maria da Penha
O Ministério da Justiça e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) lançaram, no dia 13/9, em Brasília, uma nova edição das normas técnicas para a padronização de procedimentos nas delegacias especializadas de atendimento à mulher. A norma técnica revisada tenta incorporar os procedimentos de atendimento, encaminhamento e investigação estabelecidos na lei. Entre as mudanças, o governo federal espera que as delegacias especializadas passem a atuar todos os dias da semana, em esquema permanente de plantão (24 horas diárias).
“Estamos nos sentindo impotentes. Não conseguimos dar a solução que queríamos para o IJF. Temos uma rede secundária de saúde muito frágil. A demanda para o IJF não acaba nunca”
disse diretor clínico do IJF, Fred Arnauld, após renunciar o cargo.
Inovação tecnológica
Dados recentes do BID mostram que o Brasil foi responsável por 60% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, em 2007, entre os países da América Latina e do Caribe. Segundo o BID, um dos pontos fortes do Brasil é dispor de mecanismos de fomento à pesquisa tecnológica. Porém, assim como os vizinhos, a burocracia e a falta de articulação com os empresários impedem o crescimento da inovação brasileira e uma melhora na posição do País no ranking mundial.
Dengue
O Ceará está entre os 19 estados brasileiros que apresentam risco alto ou muito alto de epidemia de dengue no verão 2010/2011. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde do dia 1º/9. Os outros estados de casos mais graves são: o Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, a Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e o Rio de Janeiro. Após anunciar uma nova estratégia de combate à doença, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que o objetivo do governo é gerar uma grande mobilização para que se possa reduzir de forma drástica a presença do vetor no Brasil. |