
Salário mínimo de 2014
O salário mínimo deverá passar para R$ 719,48 no próximo ano. O valor consta no Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional. Pela proposta, o mínimo terá reajuste de 6,12% no ano que vem. O valor final do salário mínimo, no entanto, pode ser ainda maior porque pode ser revisto pelo governo conforme a fórmula de reajuste estabelecida por lei. Até 2015, o aumento do mínimo corresponderá ao PIB de dois anos anteriores mais a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor acumulada nos 12 meses anteriores ao reajuste.
Último romance de Clarice
A primeira tradução para o inglês de Um Sopro de Vida (A Breath of Life), o último romance de Clarice Lispector, por Johnny Lorenz, é finalista do Prêmio de Melhor Livro Traduzido nos Estados Unidos, na categoria Ficção. O anúncio dos dez finalistas foi feito no dia 10/4 pelo centro de investigação literária que criou a premiação, o Three Percent, da Universidade de Rochester (em Nova Iorque). O Prêmio é atribuído anualmente ao melhor livro traduzido para o inglês, publicado no mercado norte-americano, considerando a qualidade da obra e da tradução. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá em Nova Iorque no dia 4/6.
Vencimento da CNH
Um projeto de lei que beneficia os motoristas será analisado nos próximos dias pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo. O PL obriga os órgãos de trânsito dos estados e do Distrito Federal (Detrans) a comunicar com 90 dias de antecedência o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, em caráter conclusivo, estabelece ainda que os órgãos devem informar a quantidade de infrações e data de vencimento dos pontos anotados na carteira, nos casos de infrações cometidas no ano anterior. Se o PL for aprovado pela CCJ, ele será encaminhado diretamente para apreciação do Senado, sem ser votado pelo plenário da Câmara.
Vacina contra a gripe
Cerca de 65 mil postos de saúde em todo o País iniciaram dia 15/4 a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos. Este ano, mulheres no puerpério (período de até 45 dias após o parto) também vão receber a dose. A campanha vai até o dia 26/4.
“O movimento sindical é essencial para organização efetiva da classe trabalhadora, tanto para garantir os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras como para a construção de uma sociedade mais democrática, justa e igualitária”
Presidente da CUT, Vagner Freitas
|