O Sindicato convoca todos os funcionários do BB para comparecer à assembleia de hoje, dia 25/4, às 19h, na sede da entidade, para deliberar sobre a greve. A orientação da entidade é para que todos os trabalhadores se mobilizem e participem do movimento. “A presença dos trabalhadores será importante para fortalecer o protesto contra a falta de interesse do banco em negociar e o descaso com as demandas apresentadas pelo funcionalismo”, afirma o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra.
Na terça-feira, 23/4, o Sindicato dos Bancários do Ceará reuniu delegados sindicais do Banco do Brasil para debater a organização da greve nacional de 24 horas a ser realizada no próximo dia 30/4. A greve é a resposta da categoria a uma série de problemas que os funcionários do BB têm enfrentado, como a implantação do novo plano de funções – sobre o qual o banco se recusa a negociar mesmo tendo retirado direitos dos trabalhadores.
Os funcionários do banco têm sofrido ainda com as demissões por ato de gestão, os descomissionamentos, a cobrança abusiva de metas e o assédio moral. “Nosso protesto é contra todas as medidas adotadas pela gestão do banco nos últimos tempos que têm adoecido a categoria, além do novo plano de funções que foi uma mordida no bolso do trabalhador”, diz Gustavo Tabatinga, diretor do Sindicato.
No início de abril, a direção do BB mandou um boletim pessoal para todos os funcionários, negando a possibilidade de negociar quaisquer alterações no plano de funções. A Contraf-CUT e os sindicatos, então, resolveram convocar os funcionários do banco para uma greve de 24 horas no dia 30 de abril, dando continuidade às paralisações e protestos que já marcaram os três Dias Nacionais de Luta feitos desde fevereiro. “Tudo isso não foi suficiente. A direção do banco só ouve as reclamações dos funcionários através da linguagem da greve”, afirma Carlos Eduardo.
Assembleia deliberativa de greve no BB
Hoje, quinta-feira, 25/4, às 19h, na sede do Sindicato
Rua 24 de maio, 1289 – Centro – Fortaleza/CE
|