
Analfabetos funcionais
Fortaleza tem 13.747 alunos na rede pública municipal de ensino que, mesmo estando entre o 3º e o 5º anos do ensino fundamental, ainda não sabem ler e escrever. Isso representa 21% dos alunos nessa faixa etária. Esse índice foi obtido por meio de levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Educação (SME) no começo do ano letivo de 2013. A partir dele, a SME decidiu incluir esses alunos em turmas voltadas só para a alfabetização. Assim, os estudantes com deficiência no aprendizado deixarão as turmas regulares por um período de três a cinco meses. Essas turmas funcionarão nas escolas onde os alunos estudam.
Tortura
A Comissão Nacional da Verdade informou que a tortura passou a ser prática sistemática da ditadura militar logo após o golpe, em 1964. Durante o balanço de um ano de atividades, os integrantes da comissão desmentiram a versão de que a prática tenha sido efetivada em resposta à luta armada contra a ditadura, iniciada em 1969. O balanço divulgado pela comissão considera que o uso da violência política permitiu ao regime construir um Estado sem limites repressivos. De acordo com levantamentos, cerca de 50 mil pessoas foram presas só no ano de 1964. A comissão também relatou ter identificado 36 centros de tortura em sete estados.
Disque 100
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República promoveu dia 15/5, em Brasília, encontro nacional de promotores, defensores e delegados para discutir a violência contra mulheres, idosos e crianças em todo o País. No encontro, informações sobre o funcionamento do Disque Direitos Humanos (Disque 100), serviço utilizado para permitir que o cidadão denuncie atos de violência, foram repassadas. O serviço apresentou crescimento de 199% nas denúncias realizadas de 2011 para 2012. De janeiro a novembro do ano passado, o Disque 100 realizou 234.893 atendimentos. Destes, cerca de 156 mil (66%) foram denúncias contra violência. O Disque 100 foi criado em 1997.
Falta de iodo na gravidez
Uma pesquisa britânica sugere que a deficiência de iodo na gravidez pode afetar a inteligência de crianças em idade escolar. O estudo, publicado na revista científica “Lancet”, analisou mil famílias britânicas e observou QIs mais baixos e dificuldades relacionadas à leitura entre crianças cujas mães ingeriram poucos alimentos com iodo durante a gestação. O iodo é um nutriente essencial para o desenvolvimento do cérebro, com papel importante na produção de hormônios responsáveis pelo crescimento físico e neurológico. Os pesquisadores aconselham mulheres em idade reprodutiva a seguirem uma dieta baseada em peixes e laticínios.
“Agora, temos um grande desafio, que é levar qualificação profissional e oportunidades para essas famílias que querem melhorar sua situação”
Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, sobre o programa Bolsa Família
|