
Mulheres empreendedoras
Entre 2001 e 2011, o número de mulheres donas do próprio negócio aumentou em 21%, mais do que o dobro do crescimento verificado entre os homens. Os números são resultado de estudo inédito do Sebrae, “As Mulheres Empreendedoras no Brasil”, e mostra que as empresárias estão mais escolarizadas, têm mais acesso a informações e ousam empreender em atividades antes predominantemente masculinas.
Alfabetização
As crianças que terminam o ciclo de alfabetização – do 1º ao 3º ano do ensino básico – em escolas públicas farão a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). A avaliação foi criada por uma portaria publicada dia 10/6 no Diário Oficial da União. A ANA servirá para medir o conhecimento das crianças e ajudará no cumprimento do Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) – que estabelece que todas as crianças até os 8 anos de idade sejam alfabetizadas em português e matemática.
“Falso índio”
Após indiciar um líder indígena por suspeita de falsificação do Registro Administrativo de Nascimento de Índio (Rani), a Polícia Federal no Amazonas irá promover uma devassa nos documentos emitidos. A PF quer entender as causas de um boom na emissão de “RGs indígenas”: de uma média anual de 159 Ranis/ano de 2000 a 2007, o número passou para 1.143/ano no período 2008 a 2011, um salto de 619%. Apuração preliminar da PF detectou que o aumento anormal na expedição dos documentos se deu a partir de 2007, ano da emissão do registro de Paulo Ribeiro da Silva, o Paulo Apurinã, indiciado sob suspeita de falsificação de documento público.
PL do feriadão
Um projeto de lei que tramita no Senado Federal tem o objetivo de oficializar o “feriadão” no Brasil. A proposta, de autoria do deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), determina que sejam transferidos para as sextas-feiras todos os feriados que caírem nos demais dias da semana. O projeto prevê exceções para os feriados que caírem nos sábados e domingos, bem como dia 1º de janeiro (Confraternização Universal), 7 de setembro (Dia da Independência) e 25 de dezembro (Natal), 12 de Outubro (Dia de N.S. Aparecida) e Corpus Christi. Na justificativa do projeto, o deputado argumenta que os feriados no meio da semana têm representado “grande prejuízo para o País”, sobretudo em termos econômicos.
“No futuro quem se informar pela imprensa sobre o que aconteceu nesses últimos 10 anos no País não vai perceber o que se passou de fato. Por isso, ter intelectuais que contam essa história de outra forma é fundamental”
Sociólogo Emir Sader, ao criticar a grande imprensa
|