
Vacina contra HPV
A vacina contra o papilomavírus (HPV) será oferecida pelo SUS para meninas de 10 e 11 anos no início do ano letivo de 2014. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina estará disponível em cerca de cinco mil postos, entre escolas públicas e particulares (em forma de campanha) e unidades de saúde, de maneira permanente. O Brasil estima que ocorram, em 2013, 17,5 mil novos casos de câncer do colo do útero, cujo uma das principais causas é o HPV.
Wi-fi grátis
A conexão de internet via Wi-Fi é fornecida por apenas 14,3% das prefeituras das cidades do Brasil, segundo a pesquisa Munic 2012 (sobre o perfil de municípios), feita IBGE e divulgada dia 2/7. Dos 5.585 municípios brasileiros, 795 oferecem o serviço. O percentual cai para 13,3% (744), quando são considerados apenas os que não cobram pelo acesso. Além de ser ofertado por um grupo reduzido de municípios, o serviço também é restrito a algumas localidades dentro da própria cidade.
PEC do Diploma
A PEC 206, que torna novamente obrigatório o diploma para o exercício da profissão de Jornalista (PEC do Diploma) está pronta para inclusão na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara. No dia 24/6, o relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), apresentou parecer pela admissibilidade da proposta. Após ser aprovada na CCJC, a PEC será analisada por uma Comissão Especial e posteriormente votada em dois turnos no plenário da Câmara. Para assinar a petição eletrônica pela PEC do Diploma acesse: http://www.fenaj.org.br/imagem_peticao.html.
Economia de energia
Desde o último dia 30/6, as lâmpadas incandescentes com potências entre 61 e 100 watts, deixaram de ser produzidas e importadas no Brasil. A restrição visa minimizar o desperdício no consumo de energia. Elas devem ser substituídas por lâmadas fluorescentes, halógenas ou mesmo de LED. Estimativas mostram que se todas as lâmpadas incandescentes com essa potência fossem substituídas, a economia seria de aproximadamente 2,2 bilhões de kWh por ano, equivalente ao consumo residencial de uma cidade como Recife (PE), em dois anos.
“O crime compensa, né? Se a pessoa cumprir cinco anos de pena, aqui no Pará ninguém vai deixar de receber encomenda de morte. São altos valores à custa de cinco anos de prisão. Isso é uma vergonha. Aí cumpre pouco mais de cinco anos em regime fechado e com oito anos fica livre para ficar em casa, tranquilo. Isso é um estímulo à impunidade!”
José Batista, advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT), ao comentar a decisão da Justiça do Pará que determinou que Rayfran Sales, assassino confesso da missionária Dorothy Stang, irá cumprir o restante da pena de 27 anos em regime domiciliar.
|