Violência Sexual
O plenário do Senado aprovou dia 4/7 um projeto de lei que determina atendimento imediato e completo no SUS para a vítima de violência sexual. Já aprovado na Câmara, o projeto segue para sanção presidencial. A proposta entrará em vigor 90 dias após a sanção da lei. O texto diz que o atendimento, imediato e obrigatório nos hospitais da rede pública, deve incluir tratamento das lesões físicas, amparo psicológico e social, facilitação do registro de ocorrências policiais, uso da pílula de emergência para evitar a gravidez, profilaxia de DSTs, entre outras determinações.
Casas de Cultura
Estão abertas até o próximo dia 18/7 as inscrições para cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira da UFC. No total, são ofertadas 616 vagas, distribuídas em seis idiomas: alemão, espanhol, esperanto, francês, inglês e italiano. As provas acontecem no dia 4/8, das 9h às 13h. A taxa de inscrição será no valor de R$ 50,00. As inscrições só podem ser feitas pela Internet: até às 23:59h do dia 18, pelo endereço http://www.ccv.ufc.br/.
Cura da Aids I
Dois pacientes portadores de HIV que receberam transplantes de medula óssea ficaram livres do vírus HIV e interromperam o tratamento com medicamentos antirretrovirais. Os avanços, que trazem esperança para o tratamento da Aids, foram anunciados por pesquisadores do Brigham and Women´s Hospital, nos Estados Unidos. Segundo os médicos, um dos pacientes já não toma medicamentos há 15 semanas e o outro há oito e, desde então, exames não detectaram sinais do HIV em seus organismos. A equipe pondera, entretanto, que ainda é muito cedo para falar de cura para a Aids.
Cura da Aids II
Um brasileiro parece estar perto da descoberta da cura da Aids. O cientista Luiz Pianowski está cuidando da pesquisa e já tem resultados eficientes em macacos. O próximo passo é testar em seres humanos – e isso pode acontecer ainda este ano. O produto com o qual ele está trabalhando, feito a partir da planta avelós, entra na célula com HIV, faz o vírus sair e “desliga” essa célula. Isso impede que a célula se multiplique e leve as informações do vírus HIV. Ou seja, o produto fez com que fosse destruído o esconderijo do vírus. A pesquisa já havia sido feita in vitro e acabou de ser testada em animais. Os resultados têm empolgado a equipe de pesquisadores.
“Para nós será um mês de grandes atos contra o PL 4330. Porque se os empresários não aceitarem nossos termos, trabalharemos para tirar o texto da pauta de vez”
Vagner Freitas, presidente nacional da CUT
|