Como diz a canção, “não dá mais pra segurar”... São mais de 26 anos, desde a greve de março de 1987, em que se conquistou a equiparação salarial do BNB ao Banco do Brasil; 25 anos, desde o Acordo Coletivo de Trabalho de 1988 em que se consagrou essa conquista; 22 anos, desde o ingresso da ação de cumprimento do dissídio pelo Sindicato dos Bancários do Ceará em agosto de 1991 e há quase dez que essa ação transitou em julgado em 2005; e o mais lamentável: mais de 100 beneficiários da ação falecidos, sem receber em vida a equiparação, conquistada com luta e com justiça! Quantos anos mais os funcionários e aposentados do BNB precisarão esperar? Quantos mais morrerão até que o Banco do Nordeste pague o que deve?
Para discutir essa grave situação, apresentar esclarecimentos e decidir ações internas e externas, o Sindicato está convocando todos os 1.638 beneficiários da ação de equiparação das funções em comissão do BNB às do BB, inclusive seus herdeiros e parentes próximos, para uma plenária que será realizada na terça-feira, 13/8, na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro), às 18 horas.
Insensível a essa situação, os novos diretores e presidente do BNB até hoje não se reuniram com a direção do Sindicato dos Bancários para negociar um acordo, apesar de insistentes apelos da entidade. Além do desprezo da direção do Banco por seus funcionários e aposentados, essa é uma atitude de gestão temerária, pois ignora a disposição da Justiça em liquidar o processo 1730/91 o mais rápido possível, como fica claro no despacho da juíza da 3ª Vara do Trabalho de Fortaleza, onde tramita a ação, intimando o presidente do BNB, através de oficial de justiça, a comparecer à audiência marcada para o próximo dia 29/8 ou enviar “preposto com poder de decisão”. Caso até lá o BNB não faça acordo com o Sindicato, o Banco poderá ser condenado a pagar um valor global aproximado de 1 bilhão e meio de reais, conforme cálculos da assessoria do Sindicato a preços atuais, e ser submetido, para isso, ao vexame público de ter contas bloqueadas e bens penhorados.
SERVIÇO:
Plenária dos funcionários e aposentados do BNB beneficiários do processo 1730/91 (Equiparação das Funções em Comissão do BNB ao BB)
Quando – Terça-feira, 13/8, às 18h
Onde – sede do Sindicato dos Bancários do Ceará (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro)
|