
Alimentação saudável
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Materiais em Nanotecnologia lançou a nova versão de um jogo educativo voltado para a prática da alimentação saudável destinado às crianças. O “Coma Bem 2”. Esse, e outros jogos desenvolvidos pelo projeto Ludo Educativo estão disponíveis em www.ludoeducajogos.com.br. que tem como objetivo principal ensinar o jogador a escolher alimentos saudáveis para comer. Com isso, o jogo vai evoluindo a partir da perda de peso do personagem e como consequência, ele passa a ter uma vida melhor.
Prevenção da osteoporose
A prevenção de doenças dos ossos como a osteoporose não se faz apenas fazendo uma dieta rica em cálcio. Refrigerantes, principalmente os de cola, favorecem a descalcificação dos ossos, alerta nutricionista Roseli Rossi. Os excessos de sal, proteína, cafeína, alimentos gordurosos e ricos em ferro, assim como refrigerantes de cola, que contém fósforo, favorecem a descalcificação.
Mais verba para a saúde
Um projeto de lei de iniciativa popular que destina mais recursos do governo federal para a saúde foi entregue dia 5/8 ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. A proposta, que tem as assinaturas de mais de 1,8 milhão de pessoas, destina 10% da receita corrente bruta da União ao SUS. A receita corrente bruta é a soma da arrecadação de tributos, impostos, contribuições e outras receitas recebidas pelo governo federal. O presidente da Câmara prontificou-se a sensibilizar o governo em relação à proposta.
Expectativa de vida
A região Nordeste, que tinha a esperança de vida ao nascer mais baixa do País em 1980 (58,25 anos) teve, em 30 anos, um incremento de 12,95 anos nesse indicador. Com o aumento, a região alcançou em 2010 a expectativa de 71,20 anos, ligeiramente acima da região Norte, que anteriormente estava à sua frente (de 60,75 para 70,76 anos). Os dados estão na publicação Tábuas de Mortalidade por Sexo e Idade – 2010. A publicação compara os dados atuais com os de 1980, apresentando um panorama dos padrões de mortalidade nos últimos 30 anos.
“Se as mulheres não denunciarem, não existe crime. Como podemos acabar com a impunidade sem a denúncia? Quero aqui chamar as mulheres para denunciar a violência contra qualquer mulher, criança ou adolescente”
Ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci
|