
Salgados, não!
As cantinas instaladas nas escolas de ensino básico serão proibidas de vender bebidas com baixo teor nutricional ou alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans ou sódio. A decisão foi tomada dia 21/8 no Senado, mas ainda depende da aprovação da Câmara Federal e do Palácio do Planalto para valer como lei. Há quase oito anos, os parlamentares discutem o projeto de lei que estabelece formas de garantir uma alimentação mais saudável nas escolas.
Desemprego
Negros e mulheres são os grupos que ficam mais tempo desempregados no Brasil, segundo pesquisa feita pelo Dieese divulgada dia 18/8. De acordo com o Dieese, 53,9% dos trabalhadores que procuram emprego há menos de um ano são mulheres e 53,3%, negros. A taxa aumenta entre os desempregados há mais de um ano: nesta situação, 63,2% são mulheres e 60,6%, negros. Ainda conforme a pesquisa, trabalhadores com ensino médio completo ou superior incompleto são a maior parcela dos que estão desempregados há muito tempo, representando 46,2% do total.
“Só seremos uma nação desenvolvida se nós utilizarmos as riquezas finitas que temos, como os royalties do petróleo e os recursos do Pré-Sal, na educação. Um País, do porte do Brasil,só se transforma em uma nação desenvolvida se investir em educação”
Presidenta Dilma Rousseff
Programação da TV
A televisão é assistida diariamente por 82% dos brasileiros, mas 43% da população não se reconhecem na programação e 25% se veem retratados negativamente. Apenas 32% se sentem representados positivamente. Os dados são da pesquisa de opinião pública Democratização da Mídia, lançada dia 16/8 pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT. De acordo com o estudo, a maioria da população (61%) acha que a TV concede mais espaço para o ponto de vista dos empresários do que dos trabalhadores (18%).
Isonomia
Os funcionários dos bancos incorporados pelo Banco do Brasil (Nossa Caixa, Besc e BEP), junto com seus dependentes, conquistaram o direito de se associarem à Cassi (plano de saúde) e à Previ (plano de previdência) nas mesmas condições aos demais empregados cujos vínculos se formaram diretamente com o BB. A decisão é da 3ª Vara do Trabalho de Brasília, assinada pelo juiz Carlos Augusto de Lima Nobre. A sentença foi publicada no dia 16/8.
|