Após dois dias de apresentação e argumentação feitas pela Contraf-CUT e Sindicato dos Bancários do Ceará, em defesa das reivindicações dos funcionários, a direção do BNB limitou-se a ouvir e remeter para análise todas as demandas envolvendo temas como saúde, previdência, segurança, condições de trabalho, remuneração e emprego que integram a pauta específica aprovada no último Congresso Nacional dos Funcionários.
As reuniões que deveriam ser de negociações ocorreram nos dias 23 e 26 de agosto, após 20 dias da entrega das reivindicações. Tempo houve para avaliação da Direção do Banco. O que não houve, tudo indica, foi interesse. A não ser para negar o acesso de representantes do Sindicato dos Bancários às medidas que vêm sendo implementadas pela Camed e tergiversar sobre histórica demanda das entidades representativas do corpo funcional, no sentido de eleger diretamente diretores executivos para as Caixas de Assistência ( Camed) e Previdência (Capef).
Quanto à Capef, foi relegada, ainda, a discussão sobre a revisão do Plano BD insistentemente solicitada pelo SEEB/CE, com o objetivo de assegurar condições dignas de aposentadoria suplementar aos colegas benebeanos. O Plano BD da Capef está congelado desde 1997 e isso tem motivado a permanência nos quadros do Banco de centenas de funcionários já aposentados pelo INSS.
Outras cláusulas importantes da pauta como isonomia de tratamento, revisão do PCR, elevação da PLR social de 3% para 5%, implantação do ponto eletrônico, fim da terceirização e chamada de concursados foram recebidas com evasivas pela direção do BNB, que se limitou a anunciar a convocação de 20 especialistas técnicos – engenheiros civil e mecânico, dentro das convocações que já estavam prevista para este ano.
O Sindicato dos Bancários do Ceará, diante de postura vacilante da Direção do BNB, protestou na mesa de negociação, exigindo o fim da extrapolação de jornada e do trabalho nos finais de semana. Alerta o SEEB/CE para a necessidade de intensa mobilização visando uma provável greve em setembro com o objetivo de se conquistar as reivindicações da pauta geral e também as demandas específicas já mencionadas.
|