A primeira sessão de conciliação da CCV do Banco do Brasil (Comissão de Conciliação Voluntária) aconteceu na quarta-feira, dia 11/9, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará. Estiveram nesse primeiro encontro com a representação da Gestão de Pessoas do BB, 11 funcionários do banco em busca de um acordo como estabelece a CCV, referente às 7ª e 8ª horas. O montante conciliado foi de R$ 151.695,59. Nesta quinta-feira 12/9, haverá mais uma rodada de 11 conciliações.
Na CCV das 7ª e 8ª horas, a finalidade é a quitação das horas extras irregulares dos cargos de natureza técnica, em virtude da implantação do novo Plano de Funções. Os bancários que já migraram para jornada de seis horas do novo plano ou exerceram cargos de assistente e analista nos últimos cinco anos podem requerer acordo pela CCV.
A CCV é uma mesa de conciliação que tem como objetivo resolver pendências trabalhistas através de um acordo extrajudicial entre funcionários da ativa e o banco – sendo o Sindicato o local onde o bancário protocolará a demanda. “Dessa forma, tenta-se solucionar os passivos trabalhistas antes de se chegar à instância judicial.”, afirma o diretor jurídico do Sindicato Gustavo Tabatinga.
Os pedidos de conciliação devem ser feitos no site do Sindicato e entregues, junto com a documentação necessária, na sede da entidade. Leia as instruções e faça a sua solicitação aqui.
A Comissão permite uma resolução extrajudicial evitando a longa espera dos processos judiciais e sua instalação suspende por 180 dias as ações movidas pelo Sindicato contra o Banco do Brasil. A adesão ao Acordo Aditivo que instalou a CCV das 7ª e 8ª horas foi aprovada pelos funcionários do BB em assembleia realizada no último dia 9 de julho.
|