
País feliz
O Brasil avançou uma posição no ranking mundial de felicidade das Nações Unidas (ONU) e figura em 24º lugar, à frente de potências como França e Alemanha. A Dinamarca manteve a liderança no ranking de 156 países, seguida por Noruega, Suíça, Holanda e Suécia. No Relatório Mundial de Felicidade, economistas, psicólogos e estatísticos da ONU levam em consideração itens como generosidade, expectativa de uma vida saudável, PIB per capita, liberdade para se fazer escolhas na vida pessoal, apoio social e percepção da corrupção.
Plantão Gramatical
Mesmo desconhecido por parte da população, o Plantão Gramatical completou 33 anos na última semana com uma média de 1.300 atendimentos por mês. O serviço tira dúvidas sobre a norma culta da língua portuguesa. As perguntas recebidas são as mais variadas: desde o emprego da crase à concordância verbal. Outra dúvida comum diz respeito à grafia de palavras. O Plantão Gramatical dispõe de uma equipe de oito professores, que faz atendimento por telefone (85) 225 1979 e pessoalmente.
Teste de sangue
A tradicional visita de porta em porta do IBGE agora tem uma novidade: além de dados, os profissionais também farão coleta de sangue, urina, além de medição de pressão arterial, controle do peso e altura. Um raio x completo que será apresentado na Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS). No Ceará, a meta é atender 3.770 domicílios. A realização dos testes de urina e de sangue são importantes porque possibilitam um reconhecimento do perfil do brasileiro, as doenças que mais matam e as enfermidades recorrentes.
Disque-denúncia no Trabalho
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República estuda a criação de um serviço para receber denúncias relacionadas à discriminação no ambiente de trabalho. Segundo a ministra Maria do Rosário, a ideia é ampliar o serviço já prestado pelo Disque 100, que registra denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O objetivo é receber denúncias referentes à jornada de trabalho excessiva, ao trabalho escravo e infantil e ao assédio moral e sexual.
“Temos que nos mobilizar para impedir a aprovação desse projeto 4330 a todo custo, pois é prejudicial para os empregos e os direitos dos trabalhadores”
Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT
|