Durante o mês de outubro, várias atividades alusivas à prevenção ao câncer de mama são realizadas em Fortaleza. Amanhã, 5/10, equipe do jornal O Povo faz ação na avenida Beira Mar para mostrar a importância da mamografia. Serão distribuídas fitas rosas e promotores vão oferecer orientações. Foram escolhidos horários de grande movimentação na via para tentar atingir o maior número de pessoas: 6h e 18h.
Nas terças-feiras serão realizados encontros na Livraria Cultura para debater temas relacionados à doença, como alimentação, genética e vida após o câncer. A livraria fica na Av. Dom Luís, 1010, Meireles. Os encontros serão nos dias 8, 15, 22 e 29, a partir das 19h.
O Hospital da Mulher também vai oferecer ações variadas. No próximo dia 18, às 17 horas, será dado um “Abraço Rosa” na instituição. Mamografias, testes rápidos para HIV, atendimento à população e massoterapia serão realizados nas quartas-feiras.
Conscientização
Segundo Paulo Vasques, coordenador municipal do Sistema de Informação em Câncer de Mama, muitas mulheres não realizam a mamografia por medo ou por desinformação. “Fazer o exame é a oportunidade de detectar a doença na fase inicial. O Outubro Rosa é importante para tornar as mulheres informadas. A melhor defesa é a informação”, finaliza.
568 mulheres morreram no Ceará, em 2011, por causa da doença, segundo a Secretaria da Saúde do Estado.
|