
Gordura x Coração
Pesquisa publicada na revista médica British Medical Journal afirma que o consumo de produtos com pouca gordura “paradoxalmente” aumentou o risco de ter doenças cardiovasculares. Segundo o estudo, as pessoas consomem produtos desnatados pensando que são melhores para a saúde, mas na realidade, muitos deles contêm grandes quantidades de açúcares acrescentados para compensar o sabor. No entanto, é necessário diferenciar as gorduras trans (fast food, confeitaria e margarina), que são prejudiciais, e as gorduras do leite, do queijo e da carne, que não são ruins para a saúde.
Tratamento contra o câncer
O Senado aprovou dia 22/10 projeto de lei que inclui entre as coberturas obrigatórias dos planos de saúde os tratamentos de uso oral para o câncer. O projeto agora segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff. Embora essa cobertura já esteja prevista pela ANS, os senadores querem transformá-la em lei para forçar os planos a cumprirem a regra.
Atendimento em casa
Um projeto de lei aprovado dia 23/10 na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, em caráter terminativo, prevê que pessoas idosas e doentes poderão ser atendidas em casa em caso de convocação de órgãos públicos ou para resolver problemas pessoais. O atendimento domiciliar será obrigatório quando o contato com o idoso for requisitado pelo órgão público, como a perícia feita pelo INSS, por exemplo. Se o caso a ser resolvido for de interesse pessoal do idoso, ele poderá designar um procurador legalmente constituído para resolver o problema.
Não aos maus tratos
O projeto de lei que criminaliza atos de crueldade contra animais está pronto para ser votado pelo plenário da Câmara. No dia 24/10, os deputados aprovaram de forma simbólica o requerimento de urgência para a votação da proposta. O projeto estabelece que quem cometer maus-tratos, de forma intencional, a animais poderá ser preso por até cinco anos. A discussão da proposta veio à tona após ativistas resgatarem 178 cães da raça beagles do Instituto Royal, em São Roque, São Paulo, no dia 18/10.
“Após a aprovação no Congresso e a sanção da presidenta Dilma, esse foi o momento mais importante (para o benefício)”
Ministra da Cultura, Marta Suplicy, destacando a importância da inclusão do Vale-Cultura na Convenção Coletiva dos Bancários
|