
Câncer de tireóide
Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificaram um conjunto de proteínas que pode ajudar no diagnóstico do câncer de tireoide. A ideia é criar um exame capaz de diferenciar com precisão os nódulos benignos dos malignos, evitando intervenções cirúrgicas desnecessárias. Os testes clínicos começam em janeiro. "Apenas de 5% a 10% dos casos submetidos à cirurgia têm resultado de tumor maligno. A maioria das intervenções é desnecessária, só onera o sistema de saúde", diz a geneticista Janete Cerutti, principal autora do estudo.
Economia
Os brasileiros continuam otimistas em relação à situação socioeconômica do País. Apesar de leve queda de um ponto no Índice de Expectativas das Famílias (IEF) com relação a novembro, o índice registrado em dezembro foi de 64,6 pontos, dentro da faixa de otimismo. A região mais otimista continua sendo o Centro-Oeste, seguido pelo Sul. O Sudeste permanece em terceiro lugar, seguido pelo Norte e pelo Nordeste, que apresentaram, em dezembro, queda significativa no indicador. O IEF aborda a expectativa das famílias nos quesitos situação econômica nacional.
“Precisarei muito do apoio de todos vocês. Quero pedir o apoio de todos, de leste a oeste, de norte a sul de todo o País. Se todos trabalharmos pelo Brasil, o Brasil nos devolverá em dobro o nosso esforço. E que Deus abençoe o Brasil e o povo brasileiro”
Presidente Dilma Rousseff, na cerimônia de posse.
Formalização
Uma instrução normativa da Receita Federal autoriza, desde 1º/1, a prática dos sacoleiros sob condições previstas na Lei dos Sacoleiros, que pretende legalizar e trazer para a economia formal as pessoas que compram mercadorias estrangeiras no Paraguai e revendem no Brasil. Os viajantes têm limite de compras de R$ 110 mil por ano e para se cadastrarem na Receita e importar produtos é preciso ter uma microempresa cadastrada no Simples. Além disso, pagará um imposto unificado de 25%, mais o ICMS do Estado. A lei autoriza, principalmente, eletrônicos e peças de computadores. E não poderão ser importados itens como brinquedos, roupas, pneus e perfumes.
Saúde na internet
Pesquisa da Bupa Health Pulse revela que os brasileiros estão em 4º lugar entre os que mais buscam informações de saúde na internet. O 1º lugar é dos russos, seguidos pelos chineses e pelos mexicanos. A pesquisa entrevistou mais de 12 mil pessoas em 12 países e descobriu que 81% das pessoas que acessam a internet usam a rede para pesquisar sobre saúde, remédios ou médicos. “Novas tecnologias estão ajudando mais pessoas ao redor do mundo a descobrir mais sobre saúde e a tomar decisões mais embasadas”, disse o pesquisador David McDaid. |