
Número de fumantes cai
O número de pessoas que fumam caiu 20% nos últimos seis anos no Brasil, segundo estudo divulgado dia 11/12 pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na capital paulista. Em 2006, o percentual de tabagistas era 19,3% e, no ano de 2012, caiu para 15,6%. No total, o Brasil tem 20 milhões de fumantes, sendo que 533 mil são adolescentes. Esse público foi o que mais reduziu o consumo de tabaco. Em 2006, 6,2% dos jovens eram fumantes e, em 2012, esse índice caiu para 3,4%, o que representa uma diminuição de 45%.
Efeito estufa
Os cientistas argentinos do Instituto Nacional de Tecnologia em Agricultura, o INTA, querem usar as flatulências bovinas para gerar energia e proteger a camada de ozônio. Os gases que as vacas soltam são compostos de gás carbônico e metano e este, segundo estudos é, basicamente, um gás natural que pode ser usado em geradores para usina elétrica. Além de ser uma fonte alternativa de energia, isso diminuiria o efeito estufa.
Metas abusivas
O projeto de lei que proíbe as empresas de expor publicamente metas a serem alcançadas por empregados começou a tramitar na Câmara dos Deputados. A autoria é do deputado federal Artur Bruno (PT/CE). A matéria proíbe a fixação de objetivos de difícil alcance que coloquem em risco a saúde dos trabalhadores. A iniciativa surgiu a partir de denúncias, sobretudo de bancários, que reclamam dos torpedos, via celular ou internet, cobrando produtividade. Muitos ficam estressados, outros se deprimem e se sentem coagidos a alcançar as metas.
Dormir bem
Para uma noite de sono ser considerada boa é preciso quantidade e qualidade. Os adultos que não têm problemas de sono dormem cerca de 7 horas por noite. Com isso, no dia seguinte, o cérebro consegue armazenar mais informações e a mente fica mais atenta e concentrada. Por outro lado, quem dorme pouco pode começar a ter sintomas como irritabilidade, redução do desempenho, alteração da memória, alteração da concentração, alteração do humor e fadiga, por exemplo. Segundo especialistas, a privação do sono pode levar até mesmo à depressão.
“Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas, há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”
Bertold Brecht
|