
VIII Copa dos Campeões: disputa começa no próximo dia 25
Já começaram os preparativos para a VIII Copa dos Campeões dos Bancários. Neste ano, sete equipes estarão na disputa: Apcef, Apcef Metropolitana, AABB, BNB, Santander, Bradesco e Bradesco Empresas. No próximo dia 15/1, quarta-feira, haverá reunião às 18h com os representantes de cada equipe, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro), para discutir e aprovar o regulamento da competição. Os jogos começam no dia 25/1. Em breve, será divulgado o calendário completo.
Poupança em alta
No ano passado, os depósitos em poupança superaram os saques, gerando captação líquida de R$ 71,047 bilhões, resultado recorde em toda a série histórica iniciada em 1995. Em 2012, a captação líquida ficou em R$ 49,719 bilhões. A poupança tem rendimento de 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais Taxa Referencial (TR). Esse é o rendimento definido pelo governo sempre que a taxa básica de juros, a Selic, estiver acima de 8,5% ao ano. Essa forma de cálculo foi definida pelo governo em 2012. Por essa regra, sempre que a taxa básica for igual ou inferior a 8,5% ao ano, a caderneta rende 70% da Selic mais a TR.
Carros com IPI reduzido
As concessionárias de veículos de todo o País iniciaram o ano com quase 300 mil carros com preços de 2013, sem o reajuste do aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) vigente desde o início do mês. Ao final de dezembro, as lojas acumulavam um estoque de 289 mil carros, nível suficiente para 25 dias de vendas. O IPI dos carros populares, que tem a alíquota mais baixa, subiu para 3% em 1º de janeiro. A alíquota havia sido reduzida a zero em 2012 e recomposta para 2% no ano passado. Para minimizar o impacto nas vendas, o governo adiou para julho a retomada completa do tributo, para 7%.
Trabalho escravo
O governo incluiu 108 novos empregadores na “lista suja” do trabalho escravo, segundo divulgou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No total, a lista fica com 579 nomes de empregadores, que foram flagradas submetendo trabalhadores a condições análogas à escravidão, após atualização semestral da lista de empregadores envolvidos em trabalho escravo. O Pará tem o maior número de empregadores inscritos na lista. Além de diversas multas, os integrantes da “lista suja” têm acesso vetado às linhas de crédito dos bancos públicos e não poderão vender sua produção para instituições estatais. A lista pode ver acompanhada pelo portal do MTE (http://portal.mte.gov.br).
“Enquanto houver demissões, rotatividade, mortes, adoecimentos e baixos salários, estaremos desafiados a acabar com essas violências. O maior desafio é sermos esperança para esses trabalhadores e convencê-los que lutando juntos somos fortes”
Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, sobre os desafios da entidade em 2014
|