RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


  16/01/2014
Quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Novo aumento da Selic para 10,50% prejudica trabalhadores e sociedade

A Contraf-CUT criticou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que efetuou nesta quarta-feira (15) um novo aumento, de 0,50 ponto percentual, elevando a taxa básica de juros, a Selic, para 10,5% ao ano.

"Este sétimo aumento consecutivo da Selic é totalmente injustificável. A inflação média anual obtida nos três últimos anos é a mais baixa desde o Plano Real. O Copom perdeu uma boa oportunidade para estancar a alta dos juros que só atende ao apetite insaciável do mercado financeiro e do capital especulativo e prejudica os trabalhadores e a sociedade brasileira", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

"Se a inflação está controlada, não há motivos que justifiquem o pessimismo sobre os rumos da economia em 2014, como alardeiam as vozes enlouquecidas do mercado para pressionar o governo e levar vantagens", destaca. Para ele, "juros ainda mais altos encarecerão o crédito, freando a produção, o consumo e a geração de empregos e renda".

"Quem ganha com o aumento da Selic são os rentistas que aplicam em títulos da dívida pública indexados à Selic. Atualmente, segundo levantamento do Dieese, 20% estão nas mãos dos bancos e 24% são de fundos de investimentos controlados por instituições financeiras. Ou seja, é o sistema financeiro quem mais aufere ganhos com a elevação da Selic, mas nunca está satisfeito e sempre quer mais lucro", aponta o dirigente sindical.

O presidente da Contraf-CUT salienta ainda que, "com esse novo aumento da Selic, bilhões de reais serão transferidos para os donos dos títulos públicos, tirando recursos que deveriam ser canalizados para políticas sociais e de estímulo para o crescimento do país".

"A queda dos juros, como ocorre tanto em países emergentes quanto nos desenvolvidos, reduziria uma das fontes de lucro dos bancos, forçando-os a compensar essa diminuição com maior oferta de crédito e ganhos em escala. Isso aumentaria a concorrência pela conquista de clientes, baixando as altas taxas de juros e as tarifas abusivas, incentivando a criação de empregos e beneficiando os trabalhadores e a sociedade", aponta Cordeiro.

"Além das metas de inflação, o Copom precisa definir também metas sociais, como a geração de empregos e renda e a redução das desigualdades sociais", reforça.

Cordeiro reitera a necessidade de uma conferência nacional sobre o sistema financeiro para ouvir a sociedade e discutir o papel dos bancos na economia brasileira. "Essa política de juros altos não só joga contra o desenvolvimento econômico e social do país, como também aumenta a concentração da riqueza em um país que é um dos 12 mais desiguais do planeta", conclui o presidente da Contraf-CUT.

Última atualização: 16/01/2014 às 14:41:08
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Edições Anteriores

Clique aqui para visualizar todas as edições do Informe Bancário
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br