O HSBC ficou na liderança em número de queixas pelo segundo mês seguido em dezembro entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, de acordo com levantamento do Banco Central (BC).
Para montar esse ranking, o BC utiliza o número de reclamações procedentes dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100.000. Com isso, chega-se a um índice.
O banco inglês teve 127 reclamações procedentes no mês passado e contava com 5.885.959 clientes sob o FGC. Com isso, seu índice foi de 2,15, contra 1,71 no mês de novembro.
O Santander seguiu na segunda colocação, com índice de 1,73. O banco espanhol teve 402 reclamações divididas entre 23,166 milhões de clientes. O Banco do Brasil se manteve na terceira colocação, com índice de 1,31. Foram computadas 463 reclamações para um universo de 35,3 milhões de correntistas do BB.
O Banrisul tomou o lugar do Itaú na quarta colocação: com 2,3 milhões de clientes protegidos e 30 reclamações procedentes, o índice do banco gaúcho foi de 1,29. Encerrando o "top five", pelo segundo mês consecutivo, está a Caixa Econômica Federal, com índice de 1,17, que reflete 648 reclamações para 55,06 milhões de clientes.
O número de reclamações contra bancos aumentou 8,9% em dezembro na comparação com novembro. No mês passado, foram registradas 2.508 reclamações procedentes, que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC.
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