Recorde de doadores
Em 2010, o número de doadores de órgãos foi 11% maior do que em 2009, segundo a ABTO (Associação de Brasileira de Transplante de Órgãos). Foram 1.842 doadores com órgãos transplantados. É a maior média da história. O número total de transplantes feitos no Brasil teve um aumento de 6,5%. Os tipos que mais tiveram aumento foram os transplantes de rim e de fígado. Segundo a ABTO, São Paulo é o Estado com maior proporção de doadores. A região Norte é a que tem menos doações.
Escrever à mão
Estudo da Universidade de Stavanger, na Noruega, revela que escrever à mão fortalece o processo de aprendizagem. A professora adjunta do Centro de Leitura, Anne Mangen, explica que ao escrever à mão, nosso cérebro recebe um feedback de nossas ações motoras, juntamente com a sensação de tocar em um lápis e papel. Além disso, os movimentos envolvidos deixam uma memória motora na parte sensório-motora do cérebro, o que nos ajuda a identificar as letras, explica Anne.
Banco do Brasil e Votorantim se unem
O Banco do Brasil assinou, no dia 3/2, acordo de cooperação técnica com o Instituto Votorantim para o desenvolvimento de ações sustentáveis em comunidades com baixos indicadores socioeconômicos, por meio da oferta de microcrédito. O acordo deve potencializar as diversas iniciativas adotadas pelas duas instituições.
Ginástica e memória
Estudo conduzido por pesquisadores das universidades de Pittsburgh, Illinois, Rice e Ohio State, e publicado na revista especializada "Proceedings of the National Academy of Sciences" demonstrou que a prática regular de exercícios físicos moderados durante um ano pode aumentar o tamanho do hipocampo cerebral em adultos com mais de 55 anos, proporcionando um aumento da memória espacial. "Estas melhorias têm implicações importantes para a saúde de nossos cidadãos e para o aumento da população idosa em todo o mundo", acrescenta. O hipocampo é a área do cérebro responsável pela formação de todos os tipos de memória.
"O Brasil tem compromisso de enfrentamento e superação do trabalho escravo e não pode aceitar qualquer esmaecimento no combate à dramática situação de quem vive escravizado"
disse a ministra Maria do Rosário, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República
|