RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


  18/02/2014
Edição Nº 1323 de 17 a 12 de fevereiro de 2014
ITAÚ

Falta responsabilidade: além de demitir, banco não investe em segurança

Para aumentar ainda mais seus lucros, os bancos deixam de investir em equipamentos de segurança.  O caso mais emblemático é do Itaú. A Contraf-CUT enviou ofício à direção do banco no dia 7/2 solicitando reunião urgente para discutir a implementação do novo modelo de “agências de negócios”, ou “loja de atendimento”, onde trabalham bancários, funcionam caixas eletrônicos, mas não existem vigilantes nem equipamentos de segurança.   Em 2013, o Itaú teve o maior lucro líquido (R$ 15,8 bilhões) da história do sistema financeiro nacional.

Apesar desse lucro gigantesco, o Itaú já implantou, sem qualquer discussão com o movimento sindical, esse novo modelo de “agências de negócios”. Em Fortaleza, uma agência localizada na Avenida Monsenhor Tabosa segue esse modelo, trazendo medo e insegurança para funcionários e clientes.

Em 2013, o Sindicato dos Bancários do Ceará fez várias manifestações nessa unidade em Fortaleza, inclusive com seis dias de paralisação da agência em junho passado, sendo impedido de continuar por conta de um interdito proibitório interposto pela Justiça do Trabalho a pedido do Itaú. Essa unidade ficou conhecida como “loja do Itaú”, seguindo o exemplo das lojas existentes naquela avenida, uma área de concentração de turistas.

Mas a direção do banco insiste em manter esse modelo vulnerável de agência, descumprindo a lei federal nº 7.102/83, na medida em que há movimentação de numerário diante da existência de caixas eletrônicos, onde ocorrem operações de abastecimento e saques em dinheiro.   Os funcionários daquela unidade, bem como de outras espalhadas pelo País, com medo, exigem a instalação da porta de segurança e a presença de vigilantes, que são medidas indispensáveis para trazer segurança aos bancários e clientes.

Reivindicações às autoridades – Diante do descaso dos bancos com a segurança, a Contraf-CUT e a CNTV entregaram no dia 30/1, à Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, a pesquisa nacional sobre as mortes envolvendo bancos e o estudo do Dieese sobre a falta de segurança nas agências, com o objetivo de sensibilizar o governo federal para a gravidade do problema. No dia 6/2, a Contraf-CUT  também enviou ofícios ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal para denunciar a falta de segurança nas novas “agências de negócios” do Itaú e solicitar que tomem medidas para que o banco proteja a vida das pessoas.

----------
É inadmissível que um banco com sucessivos recordes de lucro, como o Itaú, coloque em risco a vida de seus trabalhadores e clientes. Além de não investir em segurança, ainda demite descaradamente, o que fica caracterizado como provas de desumanidade e irresponsabilidade cometidas pelo banco”
Ribamar Pacheco, diretor do Sindicato e funcionário do Itaú

Última atualização: 18/02/2014 às 09:20:05
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Versão em PDF

Edição Nº 1322 de 17 a 12 de fevereiro de 2014

Edições Anteriores

Clique aqui para visualizar todas as edições do Tribuna Bancária
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br