
Informalidade
A Receita Federal calcula que mais de 700 mil empregados e empregadas domésticas tenham saído da informalidade, entre 2006 e 2010, com a regra que permitiu o abatimento da contribuição previdenciária no Imposto de Renda dos patrões. A dedução foi instituída pela Lei nº 11.324, em julho de 2006, e só é permitida a um empregado doméstico por declaração, inclusive no caso de ela ser feita em conjunto. A renúncia fiscal com a medida, em 2010, será de aproximadamente R$ 500 milhões, de acordo com a Receita Federal. Mas o resultado definitivo só deve ser apurado após a entrega das declarações, que vai até 29/4.
Caixas
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou o pedido de compartilhamento de caixas eletrônicos entre Bradesco, Banco do Brasil e Santander. O plenário acompanhou o voto do relator Fernando Furlan que votou pela aprovação dos testes iniciais que abrangerão 700 terminais. O compartilhamento definitivo, que será realizado em um segundo momento, terá que ser avaliado novamente.
Coração
Cartilha lançada pelo Ministério da Saúde, no dia 24/2, alerta para os riscos ao coração provocados pelo consumo excessivo de álcool e de alimentos gordurosos. O Ministério chama a atenção de pessoas com problemas cardíacos e até das saudáveis para que observem os sintomas como cansaço exagerado, falta de ar, dor no peito, tonteira e palpitações. O Instituto Nacional de Cardiologia listou o que se chama de “sete pecados do coração”, que ajudam no aumento de problemas cardíacos: não se prevenir; não fazer exercícios físicos; não se hidratar; se alimentar mal; fazer dietas milagrosas; consumir sal; e não relaxar.
Artéria
O aposentado Hamilton Bispo da Conceição, 56 anos, foi o primeiro brasileiro a ser submetido a um transplante de artéria de doador falecido para evitar a amputação de sua perna direita - comprometida pela aterosclerose. A cirurgia, inédita no Brasil, foi realizada no Hospital São Paulo no final de janeiro. A equipe médica entrou em contato com a Central de Transplantes do Estado, que localizou o doador - um jovem de 17 anos. A cirurgia deu certo e dez dias depois do transplante, Hamilton saiu do hospital sem dor e andando.
“A expectativa da CUT é abrir um canal de comunicação permanente com o governo para debatermos o conjunto da pauta da classe trabalhadora”
disse o presidente em exercício da CUT, José Lopez Feijó
|